DEPOIMENTOS

Este BLOG tem a intenção de trazer informações de quais as maiores dificuldades no Tratamento de Reprodução Humana e como superar  os momentos de ansiedade e expectativa pelo resultado.

Temporariamente as respostas estão suspensas.

Waldemar Carvalho

398 thoughts on “DEPOIMENTOS

  1. Elisangela disse:

    Para algumas mulheres, o sonho de ter um filho parece inatingível. E eu me enquadrava dentre elas… Quantas noites em prantos, anos buscando explicações, motivos, diagnósticos, tratamentos.
    Mas, a frase dita por uma amiga me marcou profundamente e me dava coragem para seguir em frente: “Toda história guiada pelas mãos de Deus tem um final feliz… se a sua não tem é porque ainda não acabou”.
    Conversas despretenciosas no trabalho, acabaram colocando o Dr. Waldemar no meu caminho e depois de 01 ano de tratamento e várias tentativas frustradas, meu sonho se realizou duplamente: fui abençoada por um casal de gêmeos lindos e perfeitos que enchem minha vida de alegrias e felicidades.

    • Olá Sandra, no seu caso o nome do tratamento é Fertilização in vitro (bebê de proveta), pois você não tem mais as trompas e outro agravante é a Idade que para este tipo de tratamento tem as chances reduzidas. Se você tem vontade de encarar o tratamento, acho que deve procurar um serviço de Reprodução Assistida e perguntar detalhes para o médico do serviço.

    • sera que consigo engravidar ja faz 11 anos e não consigo passo pelo genicologista e ele nunca me de uma resposta o que devo fazer na sua opinião

    • claudia fischer disse:

      parabens !!! pq vc é uma guerreira ……eu tbm estou tentanto faz tempo e até agora nada mas tenho fé em deus q vou conseguir…o meu maior objetivo agora é ter meu filho e ser mãe;;…..

    • Monica Leci disse:

      Que bom que deu certo , eu infelizmente fiz uma tentativa de fertilização , mas não deu certo vou tentar esse ano , quem sabe consigo, porque e um tratamento muito desgastante emocionalmente .. O importante e não desistir.

  2. Flavia Nunes disse:

    Posso dizer que o período de tratamento não foi nada fácil, foram duas tentativas (FIV), a ansiedade é enorme, mas a vontade de me tornar mãe, fez com que eu superasse todas as dificuldades com muita confiança e esperança de que iria realizar o meu sonho.
    Graças a Deus, conheci o Dr. Waldemar, uma pessoa sensacional e que tenho total confiança, com a ajuda dele, hoje tenho um filho maravilhoso que é tudo na minha vida.
    Eu e meu marido somos as pessoas mais felizes do mundo!!!
    Na vida, nada acontece por acaso, tudo tem seu momento certo, basta termos fé, sermos persistentes e jamais desistir dos nossos sonhos…

  3. Cristiane Grande disse:

    Chegamos ao consultório do Dr. Waldemar desacreditados com experiências anteriores. Após a primeira consulta saímos com a certeza que encontramos além de um médico, um ser humano que sabia em primeiro lugar nos preparar psicologicamente e emocionalmente do que poderíamos enfrentar, ou seja, cartas na mesa.
    Foram duas gravidezes perdidas pelo método natural e quatro inseminações em vão. Seu consultório tremia, era o divã de nossa frustações, mas acima de tudo acreditávamos, porque ele criou sempre o lado positivo dentro de nós.
    Hoje temos a maior riqueza que é a Marcella e faríamos tudo de novo se fosse necessário.
    Uma frase que resume tudo que o Dr. Waldemar foi e sempre será para nós: “A capa vermelha da lugar ao jaleco branco e veste o herói que tem a cura”.
    Muito obrigada
    Cristiane, Marcelo e Marcella.

  4. Anônimo disse:

    Obrigado, Doutor!
    Pela sua sapiência e pela paciência também.
    Obrigado pelas palavras de conforto que pronuncia nos momentos de incertezas.
    Obrigado pela disponibilidade e amabilidade.
    Pelas vezes que, angustiado, bati à sua porta e ela se abriu para mim, como por milagre.
    Obrigado por ser atencioso, cortês e realista diante dos fatos.
    Por cuidar com destreza desta coisa tão frágil que carrego comigo – a vida!
    Pelas vezes que o despertei no meio da noite, para mitigar um problema inesperado.
    Obrigado quando dominando o seu cansaço domina também a minha dor e angústia, no desespero por uma ajuda.
    Pelo seu olhar magnânimo e pela vontade de ajudar e transpor obstáculos.
    Quando nos últimos recursos encontro suas mãos imantadas pelo calor humano.
    Obrigado pela sua coragem que contagia minha fraqueza.
    Obrigado por ontem, por hoje e pelo amanhã.
    E por sua amizade sincera, sem fronteiras.
    Deus, Vós que sois o médico dos médicos, daí a todos os médicos e médicas
    a sabedoria que cura, a dignidade que encoraja
    e o amor que é a luz da vida.

  5. Karina e Marcos Morais disse:

    Não temos palavras para descrever esse momento mágico que estamos vivendo..Carolina cresce no meu ventre e brinca o dia todo, pula de um lado para outro, muito saudável…e chegará junto com o Papai Noel…que presente de natal!!!Confesso que em certo momento achei que não realizaria o sonho de ser mãe, já que tinha endometriose em estágio avançado. Foi quando conheci o Dr. Waldemar e iniciei o meu tratamento..depois de uma laparoscopia e 2 FIV´s tivemos o resultado POSITIVO…não temos como descrever a alegria!!!
    Não esqueço das palavras do Dr: fizemos nosso trabalho, agora está nas mãos de Deus…e ele estava certo…em todo momento sentimos que estávamos amparados e com uma energia super positiva..Cada momento, cada etapa do tratamento valeu muito a pena…afinal, para realizar um sonho não há limites, basta acreditar!!!

  6. Claudia Maria Marques Soares disse:

    Claudia Maria Marques Soares
    Drº Waldemar Carvalho, nunca me deixou desistir, umas das peças principais para que eu pudesse realizar meu sonho de ser mãe..Nunca te esqueceremos estarás guardado em nossos corações e sempre em nossas orações, ser humano generoso, amigo, e muito profissional..Saudades!

  7. Karen e Rodnei disse:

    Pessoa Humana, que trata a vida como se vede e cumpri seu juramento com dignidade.

    Acreditamos que se não tivéssemos em nosso caminho, encurtado etapas, vencido preconceitos e encontrado a pessoa certa, que nos acolheu e nos fez ver que tudo vale a pena, de forma objetiva, sensata e sobretudo humana, não estaríamos explodindo de felicidade em ver o nosso bebê, com seu coração batendo e pulando de alegria em saber que estamos ali para admirá-lo, mesmo que ainda dentro da barriga.

    Hoje vejo a reprodução humana, não só como uma situação extrema que os pais procuram como última alternativa para realização do sonho da vida, depois de muito sofrimento e tentativas frustradas, mas sim como uma especialidade da medicina que nos encaminha de maneira correta para um começo com mais segurança e sabedoria na busca de um final com grande vitória.

    Os sonhos se realizam se assim acreditarmos, com a nossa fé, com a ajuda divina e com os anjos que encontramos em nosso caminho…

    Obrigada Dr. por fazer parte da nossa história, por estar lutando conosco por esta vida tão esperada e, daqui a pouco, da história da nossa então família…

  8. Isabel Manuela Salvador Bernardo Homem disse:

    Após varias pesquisas, decidimos que tinhamos que deixar o medo e a insegurança de lado. Começamos o tratamento de (FIV) com a palavra chave ou de ordem que é: a fé sem obras é morta. Graças a Deus logo na nossa primeira tentativa tivemos sucesso. Foi a maior benção ou dadiva que podiamos ter, nossa filha nasceu saudável e muito abençoada.

    Ao Drº Waldemar de Carvalho e todo seu time, não existem palavras que possam expressar o nosso agradecimento pela atenção, dedicação e paciência. Continue a ser guiado e usado por Deus trazendo alegria e felicidade a muitas famílias, muito obrigada mesmo.

    Para todos os casais que ainda não tiveram os seus objectivos alcançados, não desistam dessa caminhada, continuem firmes e fortes porque estão em boas mãos.

    • Olá Isabel, agradeço muito o seu incentivo e boa sorte nesta nova etapa da sua vida. Tentamos entrar em contato com você pelo telefone, mas não conseguimos. Você poderia me dar a data ou pelo menos o mês e ano do tratamento? Como seu registro é externo, tenho que pegar as informações no laboratório.

  9. Karina, Marcos e Carolina disse:

    Nossa princesa nasceu no dia 15/12/2011. Foi tudo maravilhoso, o tratamento, a gravidez e o parto, tranquilo e inesquecível. Nao poderíamos deixar de postar nosso agradecimento a essa pessoa tão especial em nossas vidas.

    Karina, Marcos e Carolina

  10. susana leite disse:

    Oi meu nome é Susana, posso engravidar, mas sou portadora do gene de displasia ectodérmica. Quero saber se fertilização in vitro consegue separar os óvulos afetados. Estou desesperada para ter um bebe, mas estou com medo de vir afetado. Me ajude, moro em Colombo, tenho 28 anos sou casada há 10 anos e tenho 1 filha de 9 anos, meu mail é su.denis159@gmail.com espero uma resposta obrigada.

    • Olá Susana, para te responder se a Fertilização in vitro pode selecionar as células afetadas, preciso saber qual tipo de mutação que é a sua, pois está doença tem mais de 150 tipos de alterações. Seria possível me mandar por email a cópia do laudo do seu exame?

  11. Eumenides disse:

    Os anjos existem e muitas vezes não possuem asas e um deles é o Dr.Waldemar e não é à toa que eu o chamo de anjo, pois foi Deus quem o colocou em nosso caminho. Quando engravidei foi ele quem fez todo o acompanhamento, tudo corria muito bem até o sexto mês quando a minha pressão começou a subir e tudo indicava que eu teria um parto prematuro ,meu marido e eu ficamos tristes, mas ao mesmo tempo seguros em ter ao nosso lado um médico tão competente, amigo e ao mesmo tempo nos passando muita confiança e dando atenção redobrada ao meu caso, fizemos de tudo para que eu conseguisse levar a gestação por mais tempo o que infelizmente não foi possível, pois em uma das consulta de rotina a minha pressão estava muito alta e graças a Deus o Dr. Waldemar identificou a tempo de salvar o meu bebê, tive pré-êclampsia e por isso o meu parto foi prematuro a minha filha nasceu aos sete meses com 950 gramas perfeitinha e sem nenhum problema respiratório, pois antes o Dr. Waldemar cuidou de tudo principalmente da injeção para fortalecer o pulmãozinho dela e é por isso que somos eternamente gratos a ele. Ela ficou quase 3 meses no hospital até ganhar o peso devido. Hoje a minha filha esta com 4 aninhos e é uma menina linda, inteligente e muito feliz. Obrigada Dr. Waldemar por tudo!!! E que Deus esteja sempre ao seu lado.
    E para aquelas que desejam engravidar eu só tenho a dizer que podem ir em frente e confiem em Deus, pois tudo dará certo e ainda mais quando temos o Dr.Waldemar por perto.
    Eumenides, Edmilson e a pequena Fernanda.

  12. Simone de Souza disse:

    Olá Dr. Me Chamo Simone e confesso estar desacreditada em médicos, pois ano passado sofri com vários erros de diagnósticos, sei que não é ético falar aqui de colegas de profissão, mas apartir daí me tornei uma pessoa insegura e estressada.
    Tive ovários policísticos em 2010 e me tratei com Micronor, logo depois fiquei 3 meses sem menstruar, daí minha Gineco me passou Provera, daí minha mestruação veio. Qd foi em janeiro de 2011 agendei uma consulta com um médico conceituado em Inseminação aqui no Rio, ele me pediu alguns exames hormonais e pelo resultado ele me disse que eu só poderia ser mãe com óvulo de doadora, pois eu estava diagnosticada com falência ovariana prematura. Fiquei arrasada e não quis fazer inseminação com óvulo de doadora. Decidi fazer natação pra espairecer e tentar viver o mais normal possível e qd foi em junho descobri que estava grávida de 6 semanas, mas minha gestação foi somente até 9 semanas e nunca me avaliaram para saber o pq do aborto retido. Tenho 39 anos e minhas chances de engravidar naturalmente estão diminuindo. Fiz uma Histerosalpingografia e o resultado foi o seguinte: ùtero em anteversoflexão de forma e tamanhos normais; Colo anatômico; Cavidade do corpo uterino com falhas de enchimento sugerindo sinequias; Tubas uterinas pérvias de calibre e trajeto e pregueado normais; Cotte positivo imediato.
    A drª depois do exame disse que tive sequela por causa da curetagem. Você pode me esclerecer melhor se tem tratamento. Desde já agradeço.

    • Olá Simone, realmente é muito ruim passar por tudo isso. Não tenho base de exames para saber porque o médico te diagnosticou como falência ovariana prematura, mas com certeza não estava porque você engravidou. Existe uma situação delicada para falar sobre chances de gravidez, exatamente quando está próxima aos 40 anos e/ou o exame de FSH está acima de 12. As sinéquias uterinas são sequelas de curetagem normalmente e devem ser tratadas rapidamente por VIDEOHISTEROSCOPIA CIRÚRGICA, no máximo você perde um mês para poder tentar engravidar novamente.

      • Simone de Souza disse:

        Obrigada Drº, mas fazendo a cirurgia, pelo menos FIV poderia ser feito, seu eu ovular? A curetagem foi feita depois de 15 dias de aborto retido e tomando Methergin. Fiquei traumatizada. Tudo aconteceu em agosto e não quis mais voltar em médico nenhum, só decidi voltar no mês passado, quando a ginecologista me pediu alguns exames hormonais e T3, T4 e TSH.
        Ainda não levei o resultado, pois decidi ir num médico que atende num hospital universitário aqui do Rio (Drº Paulo Gallo). Abraços!

      • Sim, mas como eu disse as chances dependem de como estiverem os seus níveis hormonais.

  13. Simone de Souza disse:

    Ok, muito obrigada Drº, que Deus o abençoe.

  14. Priscila disse:

    Oi doutor, no ano passado tive uma gravidez ectópica e perdi a trompa direita e o pior de tudo, perdi também o meu bebê. Desde então não consegui mais engravidar, já faz 10 meses desde que passei por esse pesadelo !!!
    Por favor doutor qual tratamento você indicaria para me ajudar a realizar o meu sonho, tenho 28 anos e sou mãe de 2 lindas meninas, desde já agradeço sua atenção.

    • Você só precisa checar como está a trompa esquerda, pois se estiver normal, você poderia tentar engravidar naturalmente. Não fique com medo da gestação ectópica.

  15. Erica disse:

    Demorou, mas consegui! Esse ano, será o meu primeiro dia das mães ao lado de Pedro e Manuela, 2 crianças lindas e perfeitas, hoje com 11 meses! Agradeço muito por ter conhecido o Dr Waldemar e sua esposa, Dra Débora, que além de ótimos profissionais são pessoas incríveis e humanas. Sucesso!

  16. wilma lopes disse:

    É maravilhoso o depoimento e incentivo de todas essas pessoas que passaram por este problema de não ter um filho´, só quem passa é que sabe o quanto é dificil,mas o bom mesmo é saber que elas veceram e que existe um medico tão maravilhoso assim,não o conheco mas até fiquei afim de continuar a minha luta p/ realizar meu sonho de ser mãe.
    wilmalopes.lopes@gmail.com

  17. marcelo disse:

    ola doutor. comigo aconteceu uma coisa talvez inedita. tava eu na rua com uns 15 anos de idade e entao um colega meu com brincadeira boba pegou no meu saco e apertou. e disse para me soltar , falei baixo pois era muito timido nao queria que alguem me visse naquela situaçao (agente tava na rua) ele apertou mais entao eu gritei com ele. quado ele me soltou tava com uma dor enorme, e percebi que algo aconteceu. de tanto ele apertou meu testiculo um deles se espatifou se soltou nao seu o nome. sei que olhando se ve um lado normal e o outro nao parece ter uma bola. parece que ela se desfez.. nunca falei nada para ninguem nem fui ao medico. nunca tive filho pq minha namorada nunca quiz tomava remedio. queria saber: se eu quisesse ter filho seria possivel? existe alguma cirugia para melhora a aparencia ? nunca vi o esperma de outra pessoa entao nao sei se o meu é normal. uma namorada me disse um dia que meu esperma era ralinho, pois eu nao sei como deveria ser o certo? estou com 41 hoje.

    • Marcelo, em primeiro lugar você deve fazer um exame chamado espermograma. Este exame dirá se você é fértil e se este trauma teve alguma seqüela. Após este resultado, você pode procurar um urologista e pedir para ele examinar e avaliar se é possível alguma correção cirúrgica.

  18. lucicleide disse:

    ola doutor meu nome é lucicleide sou casada e mãe de um menino de 9 anos e tenho 30 anos e emu sonho é ser mãe de uma menina tem como realizar meu sonho atravez de uma insiminação artificial??tambem sou gordinha e eu choro sempre q vejo uma criançã pra adoção(menina)mas meu marido quer uma de sangue e custa quanto esse procedimento??aguardo resposta msn glen.tassara@hotmail.com

    • Lucicleide, não é possível a escolha de sexo nos tratamentos de Reprodução no Brasil, pois o Conselho Federal de Medicina julga como um prática não ética.

  19. LUCICLEIDE disse:

    Doutor me chamo lucicleide tenho praticamente 30 anos sou mae de um menino de 9 anos e sou gorda e tenho o maior sonho da minha vida que ter uma menina eu choro muito porq quero realizar meu sonho é possivel realizar na insiminação artificial??porq eu soube que isso é possivel!!eu preciso muito de ajuda doutor é como se isso fosse a minha vida,é como falta-se minha filha para que eu me sinta realizada!!insiminação custa muito caro doutor??por favor me ajude s.o.s,eu moro em maceio-alagoas,eu ate ja mandei um email para o programa do gugu pedindo ajuda ,agradeço desde de ja sua atenção e obg por ler meu pedido de socorro..

    • Danielle disse:

      olá lucicleide o tratamento de fiv é caro o meu ficou no total em torno de R$ 20,mil. Mas a escolha do sexo é proibido por lei, mas com certeza vc fazendo a fiv pode sim ter uma menina, mas vindo um bebê com saúde vc vai amá-lo do mesmo modo.

  20. gleide disse:

    doutor é verdade qua atrvez de orgamos pode-mos tenta o sexo do bebe??a mulher para ter uma menina tem que ter orgasmo depois do homem????tire-me essa duvida por favor obrigado…

  21. Eu também descobri que tenho endometriose e estou fazendo todos os tipos de enxames já tenho tres anos e meio tentando e nada agora descobri que o problema era endometriose nunca desistir tenho fé em Deus que ainda vou ser mãe é o nosso sonho de ser pais tenho 25 anos estou lutando para realiza o meu sonho e é muito bom esses depoimento porque da coragem para agente enfrenta e nunca desistir…

  22. Juliane Claudina Candida dos Santos disse:

    Ola Doutor, me chamo Juliane, tenho 31 anos, faço tratamento pra engravidar a alguns anos, descobri que tenho endometriose, fiz uma videolaparoscopia em janeiro deste ano, agora estou fazendo reprodução assistida, tomando menopur e logo depois ovidrel, estou ansiosa pois ja fiz este tratamento antes da cirurgia e não teve sucesso, gostaria de saber se quem tem endometriose pode fazer reprodução in vitro antes de tratar a doença? desde ja agradeço.

    • Pode fazer sim, mas como você é jovem a cirurgia traria mais informações para opção de que tipo de indução para FIV. Eu particularmente gosto muito de usar Análogos do GnRH ( Synarel ou Lupron) junto com a indução. É importante lembrar que as chances de sucesso na sua idade são de 50 à 55% na primeira tentativa, portanto é difícil concluir que não foi correto apenas por um tratamento.

  23. ola Dr. Sou a Tania Sebastiao de angola ha 4 anos estou tentando engravidar e nao consigo, minhas trombas sao permiaves, utero de tamanho normal indometriose normal, mas cada mes pra mim .e uma luta. meu contacto; email;taniasebaste@hotmail.com
    tenho 28 anos vivo com meu marido a 6 anos, e nao consebo. os medicos dizem que eu nao tenho nada apenas tenho de relachar. meu periodo e de 28 dias certinho. meu marido e fertil. porfavor pelo que o senhor mas ama nao deixa de mi responder. penso em fazer um inseminaçao intra uterina, diz me quanto custa? porq eu ja nao sei o que fazer da minha vida. o tempo passa e nada de resposta

  24. Anônimo disse:

    Olá doutor por favor mim informe , tenho endometriose e menopausa precoce desde os 25anos fiz duas fiz nunca clinica muito boa mas infelizmente deu negativo , tenho 35 anos por favor mim responda a endometriose. Influencia na fiv , será que se fizer uma cirurgia. Tem mais chances obrigado

  25. Anônimo disse:

    Caro Dr. Tenho 42 anos e nunca tive filhos. Exames do meu marido ok e meus tb…histeroscopia e histerosalpingografia sem alterações. Minha reserva ovariana e de uma mulher de 35 anos.gostaria de saber qual a chance de engravidar por inseminacao ….eu poderia ate fazer uma FIV mas estou insegura em relação ao descarte dos embrioes excedentes. Comparando FIV com Inseminacao qual a diferença percentual de sucesso entre as duas. Grata

  26. lindamir disse:

    ola sou portadora de ovario policistico ja fiz tratamento para ovular e não consegui com injeções com gonal e gonadopim com 1050 ui e naõ ovuleiqueria saber se dar para fazer fiv grata

    • As respostas a indução da ovulação para Fertilização in vitro funcionam bem melhor do que para coito programado e inseminação artificial.

  27. Karina disse:

    ola doutor tenho 21 anos e faz um ano que eu estou tentando engravidar com clomid pois tenho sop, fiz 6 ciclos de de clomid mas sem acompanhamento de ultra seriada então a medica acredita que eu n tenho ovulado nenhum mes pois n menstruo, mas todos os meses eu sinto dores de ovulação e o muco clara de ovo penso que eu ovulei mas chega a data e n desce nem estou gravida, minhas trompas estão ok e os examens ormanais tbm.
    oq fazer agora??

    • Olá Karina, precisa induzir a ovulação com medicações melhores e monitorizar a ovulação com ultrasom. Tenha também um exame atualizado do sêmen do seu marido.

  28. Anônimo disse:

    ola doutor meu nome e Ana tenho 25 anos,e quase 2 anos estou tentando engravidar,tenho ovario policistico faco tratamento com glifage e tambem tomei clomid mas nao deu resultado ainda,mas o medico ainda nao pediu exames nas trompas quanto tempo demora nos casos de sop,pode fazer inseminacao,quais as chances de dar certo.

  29. Silvana disse:

    Olá doutor meu caso é q tenho sop mas sou regular menstruo todo mes dia certo sem atraso meu ciclo e d 32dias. Mas ñ consigo engravidar ja fas 2 anos q tento .ja fiz tratamento de 3 meses de alestra 20 e depois induçao de ovulaçao com clomid mas ñ deu certo .agora mudei d go pela 4 vez e esse me pediu exames hormonais reçonancia espermograma do meu esposo .ha tenho uma filha de 9anos ñ deste casamento. Agora estou com medo de se endometriose pois sinto muitas colicas fora do periodo.será q vou ter q fazer fiv?meu exame de ca125 deu 34 e hiterossalpingografia deu normal . Me responda por favor desde já agradeço.

    • Faça o teste de ovulação na urina, chama confirme teste de ovulação, leia as instruções e se estiver ficando fértil tente por 6 meses. Seu marido tem sêmen normal?

  30. Silvana disse:

    Ha eu me esqueci de dizer q eu e meu esposo temos 24anos.obg

  31. comarfabiola@hotmail.com disse:

    Boa tarde Dr.

    Ja fiz uma FIV em 2010 e o resultado foi negativo, usamos semem doado pq o meu marido é azoospermico, mas não sabemos qual o tipo, uma vez que não foi realizaod e nem solicitado biopsia, pois logo que decidimos realizar a FIV, os exames resultaram na impossibilidade dele gerar por isso foi usado do doador. Ainda, o cariotipo dele deu normal no entanto FSH deu elevado com diminuição dos testiculos, mas nada foi esclarecido e logo após esse negativo não mais pensamos em filhos, so que agora esse desejo tem nos rondado e agora mais maduros e mais conscientes e esclarecidos gostariamos de saber qual os valores e indicação de tramento.

    • Olá, pelo que vejo a azospermia é não obstrutiva, mas só a biópsia daria esta certeza. Mesmo que tenha espermatozóides os resultados de Fertilização in vitro são ruins, portanto minha sugestão é de FIV com sêmen de doador.

  32. CIBELE DE CASTRO disse:

    ola Dr waldemar,1 (pergunta) queria saber se sexo oral quando feito a saliva pode matar o espermatozoide e atrapalhar a engravidar?
    (2) meu esposo toma cerveja aos finais de semana muitas, isso atrapalha eu de engravidar?

  33. CIBELE DE CASTRO disse:

    Dr, waldemar, um medicogl me receitou acido fólico para ajudar na fecundação, só que não senti muita firmeza nesse Dr, e gostaria de saber tbm, esse acido pode ajudar eu engravidar pois já fiz todos os exames possíveis.

  34. Gringa disse:

    Olá meus exames do terceiro dia do ciclo deram todos normais, MENOS o FSH.!!…deu 22! Fiz a progesterenoa antes e deu 16,8.(indica q ouve ovulação). Marido tudo ok. Mas nada de bb. Sera que ainda tenho chnaces? 34 anos.

  35. sih disse:

    DR. tenho 33 anos a 3 anos teno engravidar,meu caso e sem causa aparente…esse mes tomei gonal 450ui e ovidrel(coito programado),tive 4 ovulos,1 no esq. e 3 no direito…todos ovuluram…mas infelismente nao engravidei.minha pergunta é …sera que compensa repetir com os medicamentos?eles sao tao caros..ou seria melhor ja ir p fiv? espero a resposta.desde ja obrigada!

  36. elizangela disse:

    Dr. tenho 33 anos e descobri ovário policísticos, tomo glifage, fiz tratamento por 3 meses com serophene mas meu medico disse que meu organismo não respondeu ao tratamento, me recomendou a fiv, qual a porcentagem de sucesso na primeira tentativa ?

    • Muito boa, pode chegar a 50% se for este o único motivo. A indicação de Fertilização pode ser rápida como o seu médico propôs ou tentar novas induções com outro tipo de medicação mais avançada.

  37. patricia disse:

    boa noite doutor waldemar!!hoje fiz uma histerossalpingografia eo resultado foi assim
    TROMPAS DIREITAS NÃO INDIVIDUALIZADA.
    TROMPA ESQUERDA DE ASPECTO FILIFORME.
    PROVA DE “COTTE” NEGATIVA BILATERALMENTE.
    FLEBOLITOS NA PELVE BILATERAL!!!!Então DOUTOR estou muito ansiosa pois fiz uma recanalização a 5 meses .tenho 2 filhos um de 21 anos a menina de 19 e estou no segundo casamento.senti um pouco de medo de não conseguir engravidar novamente e tbm ja estou com 39 anos,mais gostaria de saber que chances eu tenho e que tratamento a fazer???
    obrigada doutor!!

    • A prova de Cotte negativa indica que não passou contraste e provavelmente a cirurgia não foi bem sucedida. Pela sua idade acho melhor ir para Fertilização in vitro.

  38. ANA disse:

    Olá boa noite Dr., tentei engravidar por 1 ano e 6 meses quando descobri que estava com uma gravidez tubária rota, perdi a trompa esquerda e foi constatado no momento da cirurgia que a trompa direita não tinha as fímbrias, então me indicaram fazer a FIV. Quais as chances que tenho, pois meu marido fez espermograma e deu tudo ótimo, igualmente minha contagem folicular, minha idade é 27 anos.

  39. Anônimo disse:

    Ola dr.Waldemar,sou a Andreia tenho 31 anos e sofro com ovarios polimicrocisticos,há sete anos tento engravidar,mas até hj nada.menstruo 1 vez por ano se for ocaso de ficar sem medicação,seria o caso de uma inseminação,estou muito ansiosa,acho que ate deprimida…ah meu marido fez espermograma ha menos de 1 mes e ta tudo certo com ele.por favor me ajude..

    • Você precisa de uma consulta ginecológica, pois sem menstruar o distúrbio endócrino só tende a aumentar e o seu caso vai agravando cada vez mais.

  40. laila disse:

    boa tarde doutor,gostaria que você me ajudasse nao estou conseguindo saber quando fico fertil,pois dia 12/11/2012 ao dia 13/11/2012 desceu sujeira marron ai dia 14/11/2012 desceu minha mestruacao ficouate dia 18/11/2012 depois desceu sujeira marron até dia 20/11/2012 como começo a conatr meus dias fertil do dia que comeca descer essa sujeira marron,ou do dia que começa o sangramento mesmo.me de uma ajuda pois eu nao sei todos mes é assim minha mestruacao em outubro veio dia 16/10 essa sujeira dia 18/10 comecou a descereu tento mais nao sei como,tenho que tentar todos os dias ou um dia sim pula dois ai no terceiro tento
    ai tou perdida nao sei ja tentei no 14º i nada.
    desculpa ai doutor mais nao sei mesmo tenho 32 anos

    • O período fértil é contado 14 dias antes do primeiro dias da próxima menstruação. A menstruação é contada à partir do primeiro dia de fluxo de sangue e não da “sujeira”. Se esta “borra marrom”está muito frequente, sugiro fazer uma VIDEOHISTEROSCOPIA DIAGNÓSTICA logo após o término do fluxo mesntrual para descartar a presença de pólipos ou miomas. NÃO SE CONTA O PERÍODO FÉRTIL COM BASE NO PRIMEIRO DIA DA MENSTRUAÇÃO E SIM 14 DIAS ANTES DA MENSTRUAÇÃO QUE VAI DESCER, por isso que só é possível este calculo em mulheres reguladas.

  41. Ola Doctor.
    Tomei injecção de pregnyl no 14º dia posso ter ovulado no mesmo dia? o meu periodo agora é de 32 dia e pode conferir que seria no 18º dia. avulação normal sem estimulação.

    será que posso ter ovulado antes?

      • Boa Tarde Drª. a minha pergunta é o seguinte após a injecção de pregnyl mesmo estando no 14º dia do ciclo a ovulação acontece em 36 horas?.

        o Pregnyl libera o óvulo em 36H sem Falha.

      • A resposta não é tão simples assim, o pregnyl provoca a ovulação em um período de até 36 horas, mas este horário só é preciso em fertilização in vitro, pois neste caso tem um bloqueio da hipófise e a ovulação vai se iniciada pelo pregnyl. Nos casos de coito ou inseminação, não usamos o prazo de 36h e sim o tamanho do folículo avaliado pelo ultrasom que em média sugerimos a relação sexual o a inseminação depois de 24h do pregnyl, ovidrel ….

  42. JULIANA disse:

    dr*** meu exame de histerossalpingografia útero anteversoflexao,de forma e tamanho normais
    cavidade do corpo uterino aspecto anatomico com falha no enchimento bem delimitado (polipos)
    tubas uterinas perveas,de calibre ,trajeto e pregueado mucoso normais ….
    o exame do meu esposo antes da cirurgia de varicocele :leucocitos 25 quantidade de espermatozoide 2 a 3 por campo posso engravidar

    • Você precisa de uma HISTEROSCOPIA DIAGNÓSTICA para ter certeza que não tem nenhum problema na cavidade uterina e ele tem que ter avaliação específica para entender o que está acontecendo, sugiro que ele faça exame de cariótipo com bandas G e microdeleção do cromossomo Y e repita o espermograma. Provavelmente tem indicação de ICSI.

  43. JULIANA disse:

    exame de varicocele do meu esposo o parecer do medico antes da cirurgia espermatozoide perfeitos era de 5% e agora atingiu o degrau de 14% mais eu tenho utero virado posso engravidar normalmente ou tenho o q fazer ???

    • Pelo que esta me contando pode, mas é claro que faltam informações nesta história. Útero retrovertido não é causa de infertilidade, mas algumas doenças podem levar o útero a ficar retrovertido com por exemplo a Endometriose. Faça avaliação com especialista em Reprodução Humana que ele pode tir todas estas dúvidas.

  44. Ana Neusa disse:

    Meu nome é Ana Neusa, tenho 41 anos, casada. Tenho um filho de 14 anos, de uma relação anterior. Ano passado engravidei naturalmente e perdi após 2 meses. Vínhamos tentando novamente há 5 meses até decidirmos pela Inseminação Artificial. Meu marido, Célio, tem 45 anos, sem filhos, por opção.
    Realizamos todos os exames necessários (dosagens hormonais, de sangue, espermocultura, histerossalpingo, ultrassonografias, entre outros). O único que deu alterado foi a espermocultura, onde foi constatada uma leve infecção, que foi tratada com antibióticos, duas semanas antes da IA.
    Fiz todo o procedimento preparatório para a IA (indução com Gonal e Ovidrel, acompanhados por ecografias). Fizemos a IA no 12º dia do ciclo. A contagem dos espermatozóides foi de 9 milhões. Estou fazendo uso do Utrogestan vaginal (12 em 12 horas) e de Natelle. Hoje faz 11 dias da IA. Estou muito ansiosa para fazer o Beta.
    Pelo meu histórico – apesar da idade (já tenho filho, engravidei naturalmente ano passado, exames bons), posso ter esperança de que deu certo? Já posso fazer hoje ou amanhã o Beta?

  45. Ariana disse:

    Doutor, Boa noite, queria saber se mesmo com endometriose severa, tenho alguma alternativa p/ engravidar e se tiver qual seria o tratamento mais adequado e de valor também mais baixo p/ eu poder arcar?
    Aguardo atenciosamente.

    • Neste caso, precisa saber se as suas trompas estão funcionando ou não. Existem pacientes que mesmo com endometriose severa conseguem engravidar naturalmente, mas se as trompas estiberem obstruídas então o recurso é a Fertilização in vitro. Os preços de tratamento variam de região para região. Em São Paulo existem serviços gratuítos, de baixo custo e em clínicas privadas e variam de R$6.000,00 até R$ 15.000,00.

  46. vanessa disse:

    Boa noite! eu gostaria minha ligadura cortou pelo bico eu quero fazer seminaçao me ajudar eu tenho 29 anos ,tenhos dois filhos um de 10 anos e um de 5 anos partos normal .eu cansei de novo outro meu marido,meu marido nao tem filho comigo .meu marido quer ter filho comigo ,moro santa candida me ajuda meu imal vas.83@hotmail.com aguardamos uma responda vanessa e fernando

    • Vanessa tive bastante dificuldade de entender sua pergunta. Acho que você fez laqueadura e que o médico fez de uma maneira que não dá para reverter. Se for isto a indicação é de Fertilização in vitro “Bebê de Proveta”.

  47. leda disse:

    gostaria de saber quais sao as chances de uma cirurgia de religaçao das trompas dar certo e quanto tempo depois da cirurgia pode se engravidar?

  48. leda disse:

    Muito obrigada pela resposta, não conheço mem um medico aqui no estado de goias que faz cirurgia de religaçao de trompas voce me indicaria um? a medica que fez minha cirurgia pra não ter mais bebê ela pode desfaze la? Um dia desses liguei pra ela, mais ela não quis muita conversa, disse que eu teria que ir la porque teriamos muito a conversar fiquei sem entender o porque de não me responder e acabei não indo, pois a minha pergunta a ela foi se teria como reverter o procedimento, se ela me dissese sim eu iria não teria problema em pagar consultas e tal, mas achei que ela fez pouco caso pois quando eu estava com frequencia em seu consultorio não tinha mudado de cidade ela me tratava muito bem, me indica um cirurgião aqui no estado de Goiás.

    • Infelizmente sou de São Paulo, conheço um GO em Goiania chamado Jony, mas não sei o telefone e endereço. Acho melhor pegar referências com algum ginecologista daí!

  49. Paula Naiara disse:

    Olá!!! O meu marido fes o espermograma e deu mal formação nos semen dele, e que ele tem pouco semen. e nos somos loucos para ter um filho gostaria de saber se com a fetilização in vitro é possivel termos um filho. E o que precisamos fazer?? por favor ajude-nos…
    Obrigada..

    • Provavelmente poderão ter filhos, mas seria bom passar em consulta com especialista para avaliar o espermograma e os outros exames para saber o grau de comprometimento da fertilidade.

  50. Marina disse:

    Dr., minha histerossalpingografia deu discreta ectasia na porção ampular e opacificação de parte do segmento ampular, tudo na trompa esquerda. Não tenho a trompa direita em razão de gravidez ectópica. Poderei voltar a tentar engravidar ou só com FIV?

    • As chances de gravidez com doença tubária não obstrutiva são de aproximadamente 8%, dependendo da sua idade e ansiedade faça Fertilização in vitro.

  51. lêda disse:

    Ola tudo bem? Fiz uma cirurgia para nao ter mais bebê o 9 anos, meus partos foram todos cezarianas e agora queria reverter a cirurgia, pensei em fazer a cirurgia em video mais fiquei sabendo que nao e tao eficaz e verdade? e tambem tenho medo em fazer a que abre como uma cazariana e nao fechar por ja ter aberto a barriga ja 2 vezes nos partos, pois minha antiga medica me disse que nao podia abrir a barriga mais de tres vezes e verdade? ai vem o medo de abrir e nao conseguir ter um parto normal, pois quando foi para ganhar meus filhos nao conseguir ter normal pois nao dilatei e nao saia mesmo colocando o soro pra indizir o parto com isso so sofri tentando ter normal. desde ja agradeço a tençao, obrigado.

    • Você tem duas opções fazer a reversão e a técnica o médico vai decidir a que ele tem mais experiência ou fazer fertilização in vitro. Se você já tem duas cesáreas não poderá ter parto normal.

  52. Katiuscia Bihirnger disse:

    Olá Dr. Meu marido é cadeirante desde 99. Esse ano fizemos nossa primeira FIV, porém com a biópsia testicular, uma microdissecção, descobrimos que ele não mais produz espermatozóides… ele está com mta dificuldade de aceitar o banco de semen. te escreve pra saber se é comum esse rejeoção masculina ao banco, e o q farei se meu desejo de ser mãe é mto grande. Nosso tratamernto deu-se nessa última semana em Porto Alegre, somos catarinenses. Depositamos mta esperança, e tb dinheiro. O sr. teria algum exemplo de casal q recorreu ao banco, e como lidaremos com esse recurso? Obrigada

    • Tenho muitos pacientes que utilizaram banco de sêmen e estão satisfeitos, o filho de um casal e o sentimento de paternidade e maternidade vem do amor e carinho pela criança e não pela fita de DNA que ela carrega. Se ele é cadeirante, ele sabe o que é preconceito. Ele deve tratar o emocional para não ter precoceito e respeitar o seu desejo de fazer uma família. Única dica que eu dou, não falem para ninguém, mantenham entre quatro paredes e eu tenho certeza que vocês serão muito felizes.

  53. Tawane disse:

    Oii boa noite tenho 23anos estou tentando engravidar a 2 anos depois de muitas tentativas engravidei só que era uma gravides ectopica tive que fazer uma cirurgia as pressas pq já estava grande e a medicação não resolvia, isso deve ter uns 2 messes então agora meu GN me passou Serophene 50 mg pq disse que eu não tenho uma boa ovulação ele esta fazendo monitorização de ovulação estou no primeiro ciclo e tenho uma grande duvida será que pode da certo esta indução?pois o primeiro ciclo já falhou quais as minhas chances? e se eu não tenho uma boa ovulação pq então engravidei nas tropas?

    • Acho que ele não foi muito feliz na colocação, não é este o principal problema, ele quer te deixar mais fértil para compensar uma trompa que está faltando e coordenar o melhor dia para a relação.

  54. Ana disse:

    Caro Dr. Waldemar, bom dia
    Estou a viver uma situação muito triste, estou na luta para engravidar e não consigo já há 3 anos. Tenho 33 anos de de idade e o meu marido tambèm.
    Os meus ovários são policisticos e o meu marido tem varicoceles. Fizemos a fertilização in vitro, mas infelizmente a primeira tentativa não deu certo, antes desta já tinhamos tentado a inceminação intrauterina e tambèm não deu certo.Será que existe alguma chance para nós?
    Existe algum tratamento para a melhoria da qualidade de espermatozoides do meu marido?Das duas tentativa que fizemos a qualidade de espermatozoides era pessima, foi quase um milagre para conseguir 2 embriões fecundados. Mesmo assim depois da implantação não deu certo. :-(
    Sera q pelos meus ovários serem policisticos piora ainda mais a situação?
    Sera que ainda tenho chances para engravidar?
    Já não sei o que pensar, por favor ajude-me.

    Obrigado,

    Liz

    • Seria bom você e o seu marido colherem CARIÓTIPO COM BANDAS G no sangue e investigar um pouco mais a diminuição exagerada dos espermatozóides com a MICRODELEÇÃO DO CROMOSSOMO Y. Isto pode trazer informações para obter melhor resultado no tratamento.

  55. Ana disse:

    Obrigado pela pronta responta Dr. Waldemar, vamos investigar mais.

  56. Renata disse:

    Boa noite Doutor tenho 43 anos tentando engravidar a 16 anos e uma fertilização em vitro sem sucesso, gostaria de saber se fizer novamente tenho chance de engravidar com ovulo doador.
    e quanto custa o tratamento em sua clinica, incluso ovulo doador.

    • Sim, você terá boas chances de gravidez com óvulo de doadora. Os valores devem ser discutidos de acordo com o local qua for fazer o tratamento. O blog não tem objetivo de propaganda, por esse motivo não divulgo valores da minha clínica e nem dos tratamentos.

  57. Cristiane disse:

    Olá Doutor, meu nome é Cristiane e farei 39 anos em maio, tento engravidar a 3 anos, meu marido e eu fizemos vários exames e não temos nenhum problema apesar de eu ter ovários policísticos. Comecei a tomar clomid ontem que foi meu 3º dia do ciclo e dia 25 e 27 tomarei menopur tbém para fazer ultrasom no dia 28, irei fazer minha primeira IA esse mês e gostaria de saber se terei boas chances pois estou fazendo o tratamento em São Paulo e moro no interior a 6 horas de distância mas lá só pagarei a medicação pois não tenho condições financeiras.
    Agradeço a atenção e espero que possa me responder.
    Grata, Cristiane.

  58. Cristina disse:

    Dr. sou sua paciente e venho passando em consultas de rotina com o Dr., pois quero engravidar, fiz todos os exames e deu tudo certo, o Dr. já verificou todos. Tive um histórico de ficar quatro meses sem menstruar, pois a testosterona estava alta, mas tomei o anticoncepcional com prescrito pelo Dr. e daí voltei a menstruar, isso já faz uns três meses que venho tendo meu ciclo certo, mas agora no mês de fevereiro minha menstruação não veio, estava vindo todo dia 16 de cada mês, não sei o que fazer, se espero mais um pouco ou se marco outra consulta com o Dr.

    Grata,
    Cristina.

  59. Ana disse:

    Boa noite Dr. Waldemar,

    Gostaria de saber q cuidados o meu marido deve ter para melhorar a qualidade dos espermatozoides, pois ele tem varicoceles e segundo nos foi aconcelhado, não se deve operar enquanto estamos a tentar ter filhos. Lhe foi receitado repouso e a vitamina de nome: staminogro 2/por dia e Kessar 20 mg para a hormona LH que esta um pouco baixa.
    Fiz a primeira FIV q n deu certo e vou tentar a segunda em Setembro. Atè lá que conselhos nos dá p melhorar a qualidade dos espermatozoides . Tenho muito medo q a segunda fvivtambe ém n da certo.

    Obrigado

    Ana

  60. Ana disse:

    Será que pode der certo, mesmo o nùmero de espermatozoides sendo muito poucos e com pouca mobilidade ?será que corro o risco de ter filhos com problemas de saude como mal formação e outros?

    Obrigado

    Ana

  61. Michelle disse:

    Gostaria de obter uma informação, pois a 3 anos tento engravidar, fiz vários exames e meu mau marido também, todos com resultados dentro da normalidade.
    No dia 25 último realizei a histerossalpingografia, que teve o seguinte resultado:

    “Imagens radiodensas em pequena pelve bilateral sugestivas de flebólitos.
    Cavidade uterina de forma, contornos e dimensão preservados com lateralização a esquerda da linha mediana.
    trompas pérvias de calibre e contornos preservados, com livre drenagem do meio de contraste para a cavidade pélvica.”

    Gostaria de saber se preciso de tratamento para engravidar?

    Desde já agradeço, pela atenção, e fico no aguardo, pois tive boas referências do Dr.

    • Três anos para atingir a gravidez é bastante tempo, então você precisa de tratamento, sua idade também é fundamental para decisão de qual o melhor tipo de tratamento.

  62. Ana disse:

    Gostaria de saber q cuidados o meu marido deve ter para melhorar a qualidade dos espermatozoides, pois ele tem varicoceles e segundo nos foi aconcelhado, não se deve operar enquanto estamos a tentar ter filhos. Lhe foi receitado repouso e a vitamina de nome: staminogro 2/por dia e Kessar 20 mg para a hormona LH que esta um pouco baixa.
    Fiz a primeira FIV q n deu certo e vou tentar a segunda em Setembro. Atè lá que conselhos nos dá p melhorar a qualidade dos espermatozoides . Tenho muito medo que a segunda FIV não de certo.
    Eu tenho 34 anos de idade e o meu marido também.

    Obrigado

    Ana

    • A culpa não é só do espermatozóide, como já está fazendo FIV, vá em frente e não fique preocupada com este pormenor. Fiquem bem emocionalmente, pois a FIV ajuda a resolver os outros problemas.

  63. Nanci disse:

    Fiz 4 tentativas in-vitro gastamos 80mil reais-Falimos, dois betas negativos, excelente resultados exames feminino e masculino. Os medicos nao encontram explicativas cabiveis . (43 anos) ser’a que tem algum exame alem dos milhoes que j’a fiz pra detectar porque meu utero nao atende aos ovulos fertlizados?

    • Infelizmente a resposta mais simples é que a sua idade está fazendo tudo isto, as chances de gravidez com 43 anos são perto de zero, é indicação no mundo inteiro a Ovodoação ou seja receber óvulos de uma doadora para poder obter a gravidez. Claro que com o mundo globalizado, vemos mulheres engravidando com ou sem tratamento nesta idade com os próprios óvulos, mas é a exceção, assim como tem pessoas que ganham na megasena e diversos outros exemplos.

  64. poliana ferreira silva disse:

    Boa noite Dr. estou a 8 anos tentando engravidar sem metodos nenhum,esse ano foi ao GO e fiz vários exames,principalmente o das trompas e descobrir que uma das trompas está obstruída a direita,tenho tireoide,aparente mente normal e tenho bastante ormonio no seios.O meu GO me passou pra tomar CLOMID por um periodo de 6 meses. Será DR. que tenho algum tipo de chances de engravidar tomando apenas CLOMID?Tenho 26 anos e desejo muito realizar esse sonho,por já ter 8 anos que não engravidei acho que não vou conseguir. Me ajude Dr. mim der uma luz em minha vida.

    • Olá Poliana, oito anos é bastante tempo, você realmente precisa de uma consulta com especialista em Reprodução Humana para ter uma boa indicação de tratamento. Sua idade é excelente para engravidar, mas com o tratamento correto.

  65. Antonia. disse:

    Olá Doutor, eu fiz um exame histerossalpingografia pra saber se eu posso reverter a laquiadura, o resultado do exame é cotte negativa bilateramente… quero saber se vou poder reverter ou ñ estou anciosa, ainda falta uns dias pra levar o resultado ao medico, tenho 36 anos quero muito poder engravidar natural espero a sua resposta.

    • Não dá para ter certeza, pois se o médico arrancou a ponta das trompas o exame não irá mostrar.

    • Janaina Gleicy disse:

      Antônia ,desculpe te perguntar, o cotte negativo bilateral é alguma coisa que não se pode recanalizar as tubas,to anciosa pela resposta.
      um abraço e espero resposta!

  66. Joyce disse:

    Olá dr Waldemar, será que o sr poderia me ajudar, pois não sei o que fazer. Acabei de pegar meus resultados de exames hormonais pra iniciar a fiv, Faço tratmento na fmabc, com o dr. Silvio.
    O problema é que deu alterações em dois exames o anti tireóide deu resultado de 44 quando a referencia seria inferior a 9, e o exame anti tireoglobulina deu 282, quando deveria ser inferior a 4,11; meu tsh esta em 3, 15 e os outros hormonios normais. fiz esse exames no 3º dia do ciclo.
    Como percebi que havia algo errado marquei consulta com uma endocrinologista, e expliquei que iria iniciar fiv, ela disse que se eu não quisesse engravidar iria só acompanhar mas como vou fazer fiv me passou uma medicação para baixar o tsh para até 1.0. o nome da medicação é levoid durante 60 dias e pedia para voltar a realizar os exames depois, como ainda não consegui marcar consulta com o dr silvio fiquei em duvida se devo seguir a prescrição da endodrinologista, pois tenho medo de prejudicar a fiv. O senhor já viu algum caso parecido, é preciso cuidar mesmo, e baixar o tsh para menor que 1.0 para iniciar a fiv? será que é melhor não tomar o remedio?
    pensei que já ia poder iniciar a fiv no mes de abril, mas pelo que eu percebi vou ter que esperar né.
    Agradeço sua ajuda, fico aguardando sua resposta, obrigadamais uma vez.
    Joyce

    • Não tem problema tomar o levóide antes da FIV, mas o seu TSH é bom, não acho interessante baixar para 1,0 ou menos. Obviamente que você teria que falar com o médico antes de tomar esta atitude. Prefiro muito mais dar corticóide após a transferência de embrião a baixar muito o TSH, o corticóide pode ajudar a combater algum fator imune que te fez ter os anticorpos presentes.

  67. Joyce disse:

    ah, esqueci de comentar tenhom 29 anos e a fiv é por causa masculina.

    • Joyce disse:

      Obrigada pela ajuda Dr., parabéns pelo seu trabalho. Seu blog ajuda á esclarecer muitas dúvidas.

  68. eric meschiatti disse:

    Olá Dr, boa tarde.

    Em caso de sorodiscordantes, qual é o procedimento para engravidar?

    Meus exames (marido) estão todos Ok, carga viral -, cd4 4 cd8 normal etc… o único que deu alterado foi plaquetas em 138000.

    Como fazemos?

    Abs iluminados

    • Se vocês usam preservativos o ideal é a lavagem do sêmen seguido de inseminação intra-uterina. Se vocês já arriscaram ter relações sem preservativos, você pode pedir orientações ao infectologista para fazer a profilaxia pré e pós exposição. Um conselho, peça ao seu ginecologista todos os exames para avaliar a fertilidade sua e do seu marido.

  69. Simone Domingues Ceregatti disse:

    Boa Tarde Dr. Tenho 43 anos..fiz uma inseminação em 2011 e acabei de fazer este mês uma FIV sem sucesso. Não tenho nenhum problema..nem meu marido. Pretendo repetir a FIV em breve. Teria algum exame complementar que teria que fazer para me ajudar a identificar alguma possível causa para não ter dado certo? Grata Simone

    • Simone, infelizmente na sua idade os resultados são muitos ruins, nada é impossível, mas só tentando é que você vai chegar lá. Importante que vocês estejam conscientes das chances e que estejam a fim de encarar o tratamento mesmo com estes resultados.

  70. Adeilza disse:

    Olá Doutor, meu nome é Andreza e eu gostaria de fazer uma FIV, mas fico preocupada com os embriões que sobrarem, se eu optar apenas pela possível fertilização de 4, as chances serão mto pequenas?

    • Você tem total liberdade de pedir para o médico fertilizar no máximo 4 e se sobrarem óvulos podem ser congelados. Assim evita o congelamento desnecessário de embriões.

  71. Simone disse:

    Olá Doutor, tinha uma consulta marcada para o dia 05/04 no crt/aids para tentar uma fertilização pelo SUS, mas foi informada que minha consulta foi cancelada. Fiquei muito apreensiva de não poder mais fazer esse tratamento. O dr, pode me informar se há possibilidade disso acontecer, de não oferecer mais esse tipo de tratamento gratuito no crt?

    • O serviço foi suspenso temporariamente para organização do ano de 2013, aquisição de recursos e organização de agendas. Em breve devem retornar as atividades. Obs.: Para esclarecimento, o tratamento gratuito é de lavagem seminal e não de Fertilização in vitro.

  72. Jeane28 disse:

    Olá dr. estou muito triste pois tenho 28 anos e acabo de ser diagnosticada com menopausa precoce. Isto caiu como uma bomba sobre minha cabeça. Estou desesperada!!! Será que exista algum geito de reverter esta situação ou posso desistir do sonho de gerar em mim uma vida? Espero anciosa por sua resposta. Obrigada!!!

    • Olá Jeane, com apenas 28 anos é muito raro, você tem como me mandar seus resultados de exames realizados que fizeram este diagnóstico? Diga também se já foi operada dos ovários, se tem algum caso na família etc….

  73. Edina disse:

    Boa noite DR. tenho 35 anos e o meu esposo 36, estamos tentando engravidar a 7 anos, fiz todos os exames e todos os resultados são satisfatorio, qual o tratamento que o senhor me indica, pois a minha infertilidade e sem causa.
    Obrigada.

    • Edina, após 07 anos sem gravidez e sem diagnóstico a indicação é Fertilização in vitro. Aproveite, pois você deve ter boas chances de gravidez com esta técnica.

  74. LU disse:

    Bom dia Doutor.. estou desesperada… estou passando por um médico em Santos… juntei o dinheiro para fazer uma FIV … meu marido tem azoospermia não obstrutiva… terei que usar o semen de doador… o médico na hora irá fazer a punção no meu marido s encontrar espermatozoides bons ira usar se não irá usar o banco de semen… eu não tenho nenhum proble,a será que ele está fazendo do jeito certo ?

    • Ele está tentando uma última chance de encontrar espermatozóides, mas se preparem para o procedimento com sêmen de doador que será o mais provável. A conduta está correta!

  75. Julia disse:

    Olá Dr.
    Eu tenho 34 anos, meu esposo 42. Ele oligo astenospermia severa.Eu sem problemas. Fizemos nossa primeira ICSI ,dela se obtiveram 21 óvulos dos quais 15 foram maduros, Fertilizaram 7 e congelaram 8. Dos sete aos de 3 dias só tínhamos 2 embriões de ótima qualidade que foram transferidos. Foi negativo o teste de gravidez. As minhas dúvidas são:
    Eu acho que tive uma estimulação exagerada que pode ter contribuído com uma má qualidade endometrial para a implantação. Você que opina?.
    Tenho lido que quando se coletam muitos óvulos é preferível congelar os embriões e fazer transferência depois. É isto certo?.
    Quais são as possibilidades de gravidez usando meus óvulos congelados?.
    Você me sugere tentar com os óvulos congelados que restaram ou começar um novo ciclo de FIV ?.
    Caso vaia tentar com os óvulos congelados seria melhor a transferência em ciclo natural o com preparação endometrial artificial?.

    Muito obrigada pela sua atenção e apoio.

    • Olá Julia, você fez ótimas perguntas. Quando se estimula muito, existem trabalhos que mostram uma diminuição na taxa de gestação naquele ciclo, mas não é que não engravida e sim que diminui. Se você tem muitos óvulos, provavelmente irá congelar embriões bons, então fica a critério médico se a paciente tem ou não condições de transferência naquele momento ou se espera para transferir congelados que também tem chances boas de gravidez.
      Pela sua idade você tem boas chances e na minha opinião o ciclo preparado com estrogênio é mais seguro do que o ciclo natural para transferir o embrião.
      Boa sorte

  76. Tatiane disse:

    Doutor, meu nome é Tatiane tenho 32 anos e a 7 anos venho tentando engravidar, ja passei no genetecista fiz varios exames, fiz cariotipo esta ok ja fiz o exame de cruzamento do tipo sanguineo e tive que tomar tres vacinas chamadas ILP e nada, meu esposo fez um novo espermograma e deu que 88% dos espermas sao amorfos, então minha ginicologista me endicou a fazer a fiv, porem fiz um exame chamado de histerossalpingografia e o resultado foi um provavel mioma uterino e em uma parte do resultado do exame esta escrito assim: falha de enchimento pelo meio de contraste medindo 1,2 cm x 0,7 cm de aspecto arredondado, na região lateral direita do corpo uterino, podendo corresponder a mioma sbmucoso.
    Doutor o que será que é isso, será que é muito grave estou preocupada pq vou dar andamento na fiv no sabado dia 27 e estou com medo deste problema atrapalhar no processo, e ainda eu vou fazer a tomografia pelvica que ja esta marcada e o exame que faz biopsia que tambem ja esta marcada.
    Por favor doutor me tire esta duvida, estou muito mal por isso, ja estamos nesta batalha a muito tempo, e sempre tem alguma coisa pra atrapalhar.
    Desde já te agradeço

    att…

    tatiane

    • Você precisa resolver este problema de dentro do útero antes da FIV, faça a videohisteroscopia e uma ressonância magnética da pelve e se necessário o mioma deve ser operado se estiver dentro da cavidade uterina.

  77. ALESSANDRA disse:

    OLÁ DR. SOU ALESSANDRA FIZ 29 ANOS MEU MARIDO 24 TENHO OVARIOS POLICISTICOS HA 2 ANOS TENTO ENGRAVIDAR MAS n consigo tenho 6 anos d casada espermograma d marido bom esse mes tomei 7dias d gonal mas meus ovario n respondeu ao tratamento teria outro medicacao q eu poderia tomar? ja tomei clomid tambem estou a espera d uma IA Ppela hc publico!desde ja agradeço

    • Tem que tratar adequadamente o ovário policístico para depois poder induzir a ovulação. Pesquisar se tem síndrome metabólica e o quanto estão alterados os hormônios, checar as outras glândulas como a tireóide e supra-renal. Resumindo, precisa de alguém competente te avaliando antes de induzir a ovulação.

  78. Joyce disse:

    Boa noite doutor!
    O senhor acha que teria chance da fiiv dar certo no caso de espermatozoides imoveis? meu marido tem baixa quantidade e 95% deles são imóveis e 40% vivos. O medico nos indicou semem de retaguarda, mas eu gostaria de tentar tudo o que for possivel antes. O senhor já viu algum caso assim dar certo?

    • Olá Joyce, pode dar certo sim, mas nós médicos sabemos que os resultados são ruins e tendemos a pensar mais no racional do que no emocional. Siga o seu coração.

  79. estela disse:

    ola doutor waldemar carvalho,queria que o senhor me tirasse uma duvida meu marido fez um exame e deu uma alteração eu queria saber o que significa essas coisas…….morfologia detalhada 2% normais,48% defeito de cabeça,29% defeito de peça intermediaria,21%defeito de cauda.será que ele pode ter um filho perfeito?agradeço desde já.

    • Olá Estela, normalmente os homens tem muita alteração morfológica no sêmen, por isso que a taxa de normais é de 4%, isto não significa que vai gerar uma criança com problema, mas que pode dificultar um pouco para chegar a gravidez.

      • estela disse:

        Doutor waldemar carvalho sera que com inseminação resolve?ou e outro tratamento.um abraço

      • Olá Estela, depende de outros fatores também como concentração de espermatozóides, idade, tempo de infertilidade, portanto fica difícil te dar esta resposta, mas geralmente com esta morfologia isoladamente a inseminação pode funcionar sim.

      • estela disse:

        doutor meu esposo e mais velho que eu 23 anos,sera que tem alguma coisa a ver?

      • Se ele tem menos do que 60 anos não tem problema.

  80. Rosane disse:

    boa noite,
    Meu nome Rosane tenho 40 anos, fiz laqueadura a um ano, em 2012 descobri um cancer de mama fiz quimioterapia e radio, cirurgia retirada da mama esquerda, em setembro/2013 se Deus quiser termino meu medicamento Herceptin, pergunta depois do meu tratamento posso fazer fertilização in vidro com ovulo de uma doa doura, qual são as minha chaces de engravida.
    obrigada.

  81. monica lucia disse:

    ola comecei a fiv mas por 2 vezes não produzi o folicolo o que acontece doutor , fiz todos os exame e nada deu de anormal

    • Olá Monica, existem muitas causas para o organismo não responder as medicações de indução da ovulação. Converse com o seu médico para que ele te dê outras opções.

  82. Simone disse:

    Olá, dr. Waldemar. Gostario de saber quando voltará o atendimento a casais sorodiscordantes (lavagem de esperma) no CRT.

  83. LC disse:

    Bom dia Dr., tenho 39 anos e tento engravidar à 2 anos, sem sucesso. Já realizei todos os exames possiveis e ele tb e está tudo certinho com a gente. Gostaria de saber a opinião do Sr., meu ciclo sempre foi regular, nunca tive cólicas mas gostaria de fazer uma videolaparoscopia pra tirar a dúvida porque foi o único exame que não fiz até então, mas minha médica diz que não tenho motivos para fazê-lo pois ela acha que não tenho a doença ( minha medica trabalha com fertilização), o que o Sr. acha? Já ando pensando em uma possivel FIV..
    Obrigada!!

    • Você está com 39 anos e a videolaparoscopia não vai trazer tantas informações assim. Minha opinião é de Fertilização in vitro, depois no segundo filho, você pode ter mais liberdade para escolher a forma de engravidar.

  84. LC disse:

    Obrigada Dr., na verdade estou tentando meu primeiro filho. Vou continuar na tentativa mais um tempinho.., enqto isso vou me informando sobre a FIV!
    Será que tenho chances?

  85. LC disse:

    Obrigada querido Dr. Waldemar! Ando tão desanimada! Mas vamos em frente tentar mais uns meses! Abração!

  86. Fabiolla disse:

    Boa tarde Dr..
    Em 2009 eu fisso uma ultra-som endovaginal aI a Hipotese diagnostica foi: Sindrome de anovulação persistente…ai a medica me disse que se eu quissese engravidar eu teria que fazer tratamento..ai ela falou que era pra mim toma Ferani 35… tomei ele por 2 anos..quando foi em 2012 eu fisso outra ultra-som e a Hipotese diagnostica foi Endrometrite… so que o medico que fez a ultra som colocou dois pontos de interogação na frente.. levei a ultra-som no medico que me pediu ele disse que nao tinha nada nao. Agora em abril de 2013 eu tive que fazer outra ai a hipotese diagnostica foi: aspecto ecografico pelvico normal..Dr sera que eu tenho chances de engravidar???

    • O que deu o resultado da Histerossalpingografia, Espermograma do seu marido e sem a pílula anticoncepcional, como está o seu ciclo menstrual?

  87. ROSA disse:

    Boa noite Dr…
    Ha 9 anos fiz laqueadura das trompas,retirei mesmo. Sera que posso fazer fertilização in vitro

  88. ROSA disse:

    ola,gostaria de saber quanto custa um fertilização in vitro.
    moro no RIO DE JANEIRO e gostaria de saber se vc conhece um bom medico que trabalha na minha cidade
    muito obrigada.

    • Nas clínicas privadas a FIV custa entre R$ 10.000,00 e 12.000,00 fora medicações, no Rio de Janeiro tem clínicas muito boas, acho que é fácil encontrar na internet e assim eu posso tecer comentário sobre a equipe médica.

  89. CAMILA disse:

    boa tarde. Tenho 29 anos e há 2 anos estou tentando engravidar e não consigo. Fiz todos os exames necessários como hormonal, ultrassom transvaginal, histerossalpingografia, pós coital e meu marido fez espermograma. Todos estão ok. Não foi diagnosticado nada que possa dificultar a tão esperada gravidez. Como está demorando muito e minha ginecologista não tem mais o que fazer ela me encaminhou para reprodução humana. Ainda não agendei a consulta. A minha dúvida é que nesse caso se o médico optar por algum tipo de tratamento de fertilização a minha chance de engravidar será maior que outros casos que tem um causa de infertilidade ou a dificuldade será a mesma? E com as informações que passei qual tratamento indicado?

    • Camila, você é jovem e pelas condições informadas as chances de gravidez são muito boas. Acho que eu apenas faria induções da ovulação para relação sexual (coito) programada.

  90. ROSA disse:

    ola.muito obrigada,e tudo de bom…

  91. lucia disse:

    doutor me ajuda porvafor transferi um embrião dia 9 de maio tou usando o progesteterona com aplicador, porem na quanrta dia 15 notei que o aplicar voltou com um pouco de sangue e no papel igienico tb , mas no dia seguinte ta normal sem marca de sangue , sera que perdi , ou foi o aplicardor que me machucou , obrigada

  92. taiza disse:

    Dr: Valdemar tenho obstrução tubaria, bilateral queria sabe se posso engravidar algum dia por favor deixe o comentário do Senhor no meu e-mail: taiza_pinheiro_@hotmail.com muito obrigada fique com Deus.

    • Se o diagnóstico estiver correto de obstrução tubária, fica a Fertilização in vitro como forma de tratamento e assim você terá chance de engravidar, porém outros fatores como idade, qualidade do espermatozóide do seu marido e doenças ginecológicas associadas podem diminuir a sua capacidade de engravidar mesmo usando está técnica para o tratamento.

  93. simone + disse:

    doutor tire minha divida por favor , hoje tou no 8º dia apos a fiv , fiz por infertilidade masculina , mas hj ao colocar o projesterona vi que saiu um pouco de sangue , mas parou, notei que é a segunda vez que acontece isto é normal ou ta dando algum pb me ajude !! sera que deu errado , se eu fizer o beta ja pode dar alguma; coisa pois o de farmacia deu negativo ontem …tou com receio porfavor

    • É normal sair um pouco de sangue escuro nesta fase, o teste de farmácia não é confiável neste período. Faça o teste de Beta hCG no sangue no 12o. dia após a transferência.

  94. Erika disse:

    Boa noite Dr. já passei por 2 FIV sem sucesso, devido má qualidade dos espermatozoides do meu marido, gostaria de saber se o sr realiza tratamentos com sêmen de doador, estamos pensando nesta possibilidade.

  95. Leila disse:

    Bom dia Dr. Estou tentando engravidar desde outubro de 2011, não tenho ciclos regulares. Em Setembro de 2012 o medico receitou provera e depois clomid do 5o ao 9o dia do ciclo e consegui engravidar mas infelizmente foi uma gravidez ectopica e fiquei sem a trompa esquerda (operacao feita em Novembro de 2012). Em Janeiro de 2013 o medico falou que poderia voltar a tentar e devia induzir a ovulacao com clomid novamente, assim fiz e voltei a engravidar mas a felicidade durou muito pouco pois tive um aborto. Desconfio que o clomid possa não fazer bem para mim e tenho medo de voltar a tomar, estou a pensar em recorrer a uma FIV, e gostava de saber o que o Dr. acha. Sera que devo continuar tentando natural mas induzindo a ovulacao com clomid ou posso passar para a FIV? Tenho 28 anos e meu esposo 30.aguardo sua resposta. Obrigada

    • Olá Leila, na minha opinião vocês precisam de investigação bem detalhada em relação a fertilidade, é muito difícil eu te responder se foi por causa do clomid , apesar da coincidência. Um especialista em Reprodução poderá dizer com segurança qual é a melhor técnica.

  96. simone + disse:

    doutor o sangue aumentou ja não guento mais , acho que perdi porque esta midação dua pouco ja deveria ter parado acho que é a prosteterona que ta segurando a mestruação num é isto ??

    • Só o resultado do teste de gravidez é que vai te responder, mas a progesterona segura a menstruação para que a gravidez possa evoluir.

  97. simone + disse:

    qual o beta que faço o qualitativo ou contativo

  98. KARINA COSTA disse:

    Dr tenho SOP tentei a indução com puregon 100 e no meio do ciclo com 150, porem so tive um ovulo, acabamos fazendo a IA neste ciclo fizemos com menopur 150 e no meio do clico aumentamos para 225, porem so produzi um ovulo denovo, achamos melhor parar este ciclo, porem gostariamos de saber se já não pode comecar com uma dose maior da medicação, ja que não esta respondendo o suficiente para fazer a FIV.

    • Sim é interessante começar com dose um pouco mais alta, mas antes disso investigar sua reserva ovariana para te caracterizar como má respondedora ou com diminuição da reserva ovariana antes de induzir novamente.

  99. KARINA COSTA disse:

    Dr. como é feita a investigação para saber a reserva ovariana? para saber se sou má respondedora ou com diminuição da reserva ovariana ?, pois nos primeiros dias de menstruação fiz usg e tinha 23 e apos a medicação somente 2 foliculos cresceram, neste caso os ovarios policisticos nao tem nada a ver com a quantidade gerada ?

    • Se tem ovário policistico, não tem problema de reserva ovariana e sim resistência a indução, um bom especialista de Reprodução poderá fazer uma indução adequada para você.

  100. Cacá disse:

    Olá doutor acabei de fazer uma videolaparoscopia e ainda não voltei ao médico, gostaria de uma opinião de um especialista no assunto, pois, há dois anos tenho tentado engravidar sem sucesso. Meu marido fez o exame de espermograma e deu 88% de organismos vivos, após vários exames só fui descobrir nessa videolaparoscopia que estou com ENDOMETRIOSE ESTÁDIO II, não tenho idéia do que isso significa, se eu vou poder ter filhos, etc…. estou muito triste!! O médico disse que meu intestino estava muito para baixo e havia endométrio colado nele mas não foi preciso arrancar pedaços do intestino. Também foram estouradas várias bolhas pretas de sangue, além de cauterizados algumas “peles” que não sei bem o que é. Doutor me ajuda, o que devo fazer agora, vou poder realizar meu desejo de ser mãe? Obrigada.

    • Você provavelmente poderá engravidar, principalmente agora que tem um diagnóstico para a infertilidade. O médico vai te oferecer a melhor forma de engravidar de acordo com o resultado da cirurgia. Muitas vezes é bom saber a causa da infertilidade.

  101. laine disse:

    Olá doutor Waldemar,fiz uma histerossalpingografia e o médico que me avaliava disse que minhas trompas estavam as 2 repicadas e parecia que foram cortadas igualmente e por isso que eu tinha obstrução tubaria,e o que me deixou intrigada é que desde de quando minha filha nasceu á 12 anos,nunca mais engravidei depois do nascimento dela me fazendo pensar se seria possível na última cesária ter cortado minhas trompas ou algo parecido sem minha autorização e á 12 anos não usei nem um metodo contraceptivo e nunca mais aconteceu.Gostaria de informações que pudesse me esclarecer melhor.
    Tenho 32 anos e esses exames foram realizados a 2 anos atrás.Um grande abraço e fique com deus LAINE

    • Peça uma cópia do prontuário médico no hospital que você teve seu filho. Na dúvida você pode pedir uma laparoscopia para que o médico possa avaliar a causa da obstrução. Com estes dados você saberá o que aconteceu.

  102. Rozangela souza disse:

    doutor waldemar estou preste a marcar uma consulta com um especialista em reprodução humana, estou muito anciosa que não me aguento,tenho38 anos e meu esposo48, fiz a laquiadura a 15 anos ainda tem chance de se mae me mande retorno.

  103. Rozangela souza disse:

    doutor estou com muito medo mais com muita fé em Deus, quando tenho um tempo passo o dia lendo depoimentos de mulheres que fizeram fertilização em vitro,estou horrorizada de le depoimentos de varias mulheres que tentaram 1,2,3 e até quatro vzes p fazer a fertilização e vitro e não deu certo.Por que isso acontece?

    • Rozangela, o início da vida não está nas mãos do homem. Usamos a tecnologia para ajudar a vencer as doenças que afetam as pessoas e que podem levar a dificuldade ou até a impossibilidade de terem filhos. Cada casal tem sua história e suas dificuldades e isto não significa que a sua é igual, nem melhor e nem pior do que a dos outros. Apenas devemos agradecer ao desenvolvimento humano e a tecnologia de nos oferecer a oportunidade de tentar vencer estas barreiras e conseguir ajudar uma boa porcentagem de pessoas a engravidar. Não tenha medo, pois quem sabe a sua fertilização pode resultar em gravidez de primeira.
      Boa Sorte!

  104. cleria sintia disse:

    tenho baixa reserva ovariana ja esta acima de 16 e fiz insiminação artificila e não engravidei,sera que posso engravidar na 2 tentativa ?

  105. Amanda Telles disse:

    Fiz a histerossalpingografia sábado dia
    08/06/13. Fui com muito medo, pensando
    Que ia doer muito, mais nao foi nada do que eu lia em uns comentários, nem doeu, foi so uma cólica bem fraquinha, tomei um buscopan 30 minutos antes de realizar o exame. E agora dia 24 de junho tenho uma consulta marcada com meu GO estou anciosa. Mais pelo o que vi estar td ok! Quem quiser entrar em contato comigo pra trocarmos informações ai estar meu email> amandatelles9@hotmail.com esse tbm é meu face. Bjs meninas !!!

  106. luana disse:

    dr.meu exame de histerosalpingografia deu : trombas permeaveis com
    escape do contraste através do ostium abdominale p o peritoneo pelvico
    .Quero saber se está normal .fiz hoje

  107. DR.Waldemar….ja lhe escrevi..mas nao consegui ver sua resposta…..me chamo Marcia..tenho 52 anos..e nao menstruo ha mais ou menos 2 anos…estou casada e quero ter um filho….tenho 5 filhos..o mais velho tem 28 anos..e meu mais novo tem 7 anos….tive 2 partos normais e 3 cezarianas…e tive 3 abortos entre os 5 filhos…perdia os bebes com abortos naturaris e logo engravidava…sou muito jovem fisicamente e saudavel..nao bebo nao fumo..nem meu marido…faco ginastica e fisicamente pareco muito jovem…e sou muito saudavel….vou fertliizar invitro…terei ovulos doados…ate porque nao posso usar meus ovulos…ja nao os produzo mais…quero saber se injetqndo os ovulos em mim….posso ter sucesso na gravidez tendo sexo normal em casa com meu esposo????..posso injet-los e ter a fecundacao dos ovulos em minha casa com a relacao sexual…ou terei que fazer todo o procedimento na clinica????..nao poderei ter em casa o procedimento???…pois gostaria de fazer meu bebe ,depois de injetados em mim os ovulos….fecunda-lo da maneira normal..fazendo amor com meu esposo……aguardo sua resposta por favor bendito DOUTOR WALDEMAR….meu email e marcialaw2000@hotmail.com….lhe agradeco desde ja…um abraco e DEUS LHE ABENCOE POR AJUDAR MUITAS MULHERES COM DUVIDAS PARA ENGRAVIDAR…..AGUARDO SUA RESPOSTA…..UM BOM DIA….

  108. aline disse:

    Bom dia!!!
    Dr. Waldemar, tenho 28 anos e meu marido 36 anos. Ele tem alteração no espermograma, operou a 2 anos de varicocele. Eu sempre achei que não tivesse nada, até que resolvi fazer o exame de Histerossalpingografia e o resultado foi o seguinte:
    Útero em AVF, lateralizado a direita e cavidade uterina apresenta dimensões anatômicas. Na região fundica/pericornual falha de enchimento compatível com delgada sinequia.
    Ausência de opacificação das trompas uterinas a partir do segmento intramural compatível com obstrução tubaria bilateral.
    Sabemos que temos que recorrer a FIV. O que o senhor sugere?????
    Outros exames normais…..
    Grata

    • Precisa fazer um exame chamado histeroscopia para o diagnóstico preciso de sinéquia uterina (área grudada dentro do útero) antes de pensar em FIV, se for mesmo diagnosticada a sinéquia, precisa de cirurgia corretiva.

  109. priscila aguiar disse:

    Boa tarde gostaria de tirar uma duvida estou passando mto mal ultimamente com mtos enjoos, dores, tontura, mto sono enfim todos os sintomas de uma gravidez…. Porém fiz exame de sangue o BETAHCG e deu negativo nas minhas contas se eu estiver estaria de 6 semanas… Fui no pronto socorro e eles fizeram o exame de toque e falaram e meu utero esta aumentado e fechado e q poderiam afirmar q estava msm gravida… Porem fiz o ultra TV e a doutora não viu nenhum embrião porem disse q eu poderia estra mto no inicio da gravidez e não daria p ver as medidas são essas:
    Medidas uterinas: 35,5cm3
    Endometrio: 0,4cm

    mais voltei ontem no medido e ela continua a afirmar q estou gravida
    me ajude por favor

    • Pelo seu tempo de atraso menstrual o teste de gravidez daria positivo, no US TV o endométrio estaria mais grosso numa gravidez inicial.
      Duas opções:
      1. Faça o Beta hCG quantitativo em um laboratório confiável
      2. Fazer seguimento ultrassonográfico semanal.
      Boa sorte!

  110. ana pennella reche disse:

    oi dr… gostaria de saber se com qtos dias pós transferencia da FIV posso fazer o beta hcg… pois muitas vezes com varios dias diferentes: 7, 8 11, 12, 15…. qual é a quantidade minima de dias p fazer o exame com segurança de resultado???

  111. Elaine disse:

    Boa Noite Dr. Gostaria de fazer inseminação pois tento engravidar a mais de 10 anos..e nunca tive um positivo..tenho sop e meu esposo teve varicocele,acho que meu caso agora é só inseminação,fiz o exame Histerossalpingografia,deu tudo ok! Ja fiz tratamento com serophene e clomid e nada..gostaria de saber mais sobre o assunto da IA,Gastos e quanto pagarei por tentativa???

    • Elaine, pelo tempo que você está tentando engravidar, minha sugestão é fazer a Fertilização in vitro. Induzir a ovulação com medicações melhores e mais eficazes. Os custos variam de clínica para clínica e Estado para Estado. Faça uma busca na internet das clínicas da sua região e ligue para ter uma noção dos preços.

  112. LC disse:

    Bom dia Dr.! Tenho 39 anos e tento engravidar à 2 anos, já realizei todos os exames como conversado acima, agora descobrimos que a na contagem do espermograma está em apenas 9 milhões, mas a mobilidade e o restante está ok.., o que se faz nesse caso? FIV, IA?
    Obrigada!

    • Acho melhor repetir o espermograma para ver se o próximo tem uma concentração melhor de espermatozóides, faça de preferência em um lugar especializado em Reprodução Humana.

  113. Denise disse:

    Ola Dr., fazendo a estimulação dos ovários com Gonal para FIV, + ou – quantos óvulos são liberados? lembrando que um ovário tem um pequeno mioma e eu tenho 32 anos…, desde já agradeço sua atenção!!!
    Denise

    • Não tenho como te responder assim, o médico geralmente faz um US basal (ainda menstruada) e conta quantos folículos e te dá uma ideia de quantos têm no ovário. Mioma geralmente é no útero e o médico avalia o risco para uma futura gestação.

  114. Kássya disse:

    Bom dia Dr Waldemar
    Tenho 26 anos, e meu esposo 27, tenho síndrome dos ovários policisticos e tento engravidar a 3 anos. Nos 2 primeiros anos tentei de forma natural e nada, comecei então o tratamento com indutor serophene, consegui engravidar, porém tive aborto, o embriao não foi visto e sanguei em seguida. Dois meses depois engravidei novamente com o uso do indutor, outra gravidez anembrionaria, dessa segunda veZ na biopsa do feto esta escrito; ovopatia. Esse mes engravidei de novo mas ontem foi diagnosticada outra gravidez anembrionaria! Como ja sao três seguidas estou muito preocupada! Fiz exames de cartório, vários de sangue: sífilis, HIV, rubéola, trombofilia etc… Nenhum deu nada! O medico diz que não tem causa! Porém quero ir em outro medico e outra opinião: 3 gravidez seguidas anembrionarias sao normais? Quais as chances de conseguir uma gravidez normal? Qual cidade e endereço o senhor atende?

    Obrigada

    • Kássya, realmente não é normal, principalmente porque vocês são jovens. Faça o cariótipo seu e do seu marido contando pelo menos 60 células em um laboratório confiável. Aqui em SP tem o Fleury.

  115. Roma disse:

    Boa tarde, Dr. Waldemar
    Tenho 36 anos, a dois tentando engravidar. Uma gravidez em 2011 com aborto nas primeiras 3 semanas, sem necessidade de curetagem. Depois só frustação. Eu e meu marido estamos fazendo os exames investigativos, realizei todos os exame hormonais (ok), Histerossalpingografia (ok), Us de controle ovulatário (8º, 10º, 12º) segundo a médica minha ovulação ocorre no 11º dia. Meu marido fez os exames hormonais, testosterona baixa 150ng, FSH 6,57 e LH 4,10. Ele ainda vai fazer uma US com Doopler dos Testículos e um espermograma. Sei que a dosagem de testosterona pode ser o dificultor do processo. Mesmo ele fazendo a reposição do hormônio, ainda assim a melhor forma de gravidez é a FIV?
    Grata.

    • Aproveite também para fazer o cariótipo com bandas G com contagem de pelo menos 60 células e seria bom ele fazer um espermograma com processamento seminal.

  116. doutor gostaria de saber onde fica a clinica que o senhor trabalha,estou preste a realizar a minha primeira tentativa,quem sabe com o senhor obrigada pelas palavras de conforto para as futuras maes

  117. adriana disse:

    ola dr.meu nome é adriana,tenho 31 anos e quero fazer um tratamento de reprodução e no dia 27/06/2013 fiz uma ultrassonografia transvagianal e o resultado foi:
    Ùtero de contorno abaulado,apresentando três nodulos de aspecto miomatosos,dois coalescentes, medindo respectivamente 1,9cm e 1,1cm, localizados na região fúndica e o terceiro medindo 1,8cm, localizado na parede anterior.Restante do parênquima homogêneo.
    Ùtero medindo cerca de 7,0×4,1×4,4cm (volume 68cc).
    Endométrio centrado, de ecogenicedade normal, com 8 mm de espessura.
    Ovários sem alterações morfológicas ou de textuira sônica, medindo o direito 3,1×1,6×1,2 cm(volume9,0cc) nos maiores eixos.
    Não observamos sinais de massas pélvicas nem de coleções líquidas em fundo de saco posterior.
    traduz esse exame pra mim vai ter algum problema para fazer um tratamento de reprodçao?

    • Acho que estes nódulos não devem prejudicar uma futura gravidez, faça um exame chamado histeroscopia para avaliação do interior da cavidade uterina.

  118. Karen disse:

    Oi Dr. Tenho 30 anos solteira e há quase dois anos sofri um tiro na cabeça de raspão, mesmo assim a pancada foi muito forte levei 6 pontos e perdi muito sangue, Isso aconteceu dia 20 de março de 2011. Desde desse dia minha menstruação, q era sempre muito regular, começou a desrregular, nesse mesmo mês do acomtecido era p vir dia 22 e ñ veio e assim começou a vir mês sim outro ñ de 2 em dois meses; em desembro de 2011 fiz exames e tudo estava normal a médica falou q era por causa do trauma porque fiquei muito assustada de sair na rua e nervorsa. Só q agora em 2013 fazem 5 meses q minha mestruação ñ vem fui novamente a médica e fiz exames e o meu FSH deu muito alto 22.73 o resto tudo normal na semana q fiz os examaes eu tinha tomado um estimulador provera q me deu todos os sintomas que a mestruação ia descer e deceu apenas uma secreção.Estou muito angustiada porq a médica ñ me deu uma resposta clara, me passou apenas um anticoncepicional primera 30 e disse q era pra voltar só em dezembro, porq achava tudo muito estranho na minha idade, mas pesquizando na internet vi q poderia ser menopausa precose desde de então choro muito porq ñ tenho uma resposta exata do q ta acontecendo moro no interior e ñ tem muitos médicos p eu ter outra opinião. Meu maior sonho é ser mãe estou me sentindo muito culpada por ter deixado isso acontecer dando prioridade a outras coisas e ao profissional. Por favor me oriente no q posso fazer séra q n~vou conseguir realizar meu sonho de construir uma familia!

    • Você precisa fazer um exame de US endovaginal para avaliação do tamanho dos ovários e existe um exame que não é coberto pelo convênio, mas é importante para você que se chama AMH (hormônio anti-mulleriano), pode ser feito no Fleury em SP ou pesquise na sua região onde tem este exame. As outras dosagens com TSH, Prolactina etc… também são muito importantes no seu caso.

  119. Roma disse:

    Boa tarde, Dr. Waldemar.
    Tenho 36 anos, a dois tentando engravidar, tive um aborto espontaneo em março de 2011 sem necessidade de curetagem. Depois desse aborto não consegui engravidar mais. Fiz a histero e o resultado foi normal, FSH 9.26, estradiol 55.33, LH 3.,90, Prolactina 30,6, a US transvaginal com resultado bom desenvolvimento dos folículos em ambos os ovários, chegando a atingir 29mm à direita e 25 mm à esquerda nos 2 dias de exames, regredindo no 3º dia (exames feitos no 8º, 11º e 13º dia do ciclo). Mas os exames do meu marido (38 anos) tiveram alteração no Testosterona livre calculada, total 150 ng, SHBG 10.3, Livre calculada 0.162, prolactina 27,3, LH 4,10 e o Estradiol 24,23. Gostaria de uma opinião será que com a reposição ou a estimulação hormonal da testosterona poderemos engravidar naturalmente ou teremos que recorrer a outros métodos, e qual seria recomendado, a FIV, IA?

    Grata.

  120. Melissa disse:

    Olá Dr. Waldermar Carvalho, achei o seu site e achei muito legal.
    Gostaria de te fazer algumas perguntas.
    Eu tenho 30 anos, neste ano decidi engravidar…..parei de tomar o AC em outubro/2012 só que descobri que tinha SOP fiz tratamento com Glucoformin ou Metformina, em Janeiro/2013 comecei a ovular. Só que estou tendo aborto de repetição ou recorrente. Em Abril engravidei mais perdi com 4 semanas, em Maio e em Junho a mesma coisa, engravidei e perdi. Fiz exames e descobri que o Anticorpos da Tireoglobina esta com 469 bem acima dos valores de referencia o q esta causando os abortos. Quero muito ser mãe….
    Gostaria de saber se o tratamento para diminuir este Anti tg é complicado?
    É feito com corticoide ou com levotiroxina?
    Quanto tempo depois do tratamento eu posso voltar aos treinos para tentar engravidar?
    Obrigada!

    • Olá Melissa, pode ser está a causa, mas pode ser outro motivo também. Neste caso, sugiro fazer uma pesquisa completa com especialista, pois o tratamento normalmente é feito com corticóide em baixa dose, mas precisa ver o nível de TSH e fator de coagulação do sangue que são os exames para trombofilia.
      Melhor coisa é ser acompanhada por quem entende do assunto.

  121. Simone disse:

    Olá, dr. Waldemar. Gostaria de saber quando voltará o atendimento a casais sorodiscordantes (lavagem de esperma) no CRT.

  122. Janaina Gleicy disse:

    Dr, me explica o que quer dizer Trompas ocluídas ao nível de segmentos ístmicos (pós cirúrgicos)trompas verticalizadas e COTTE Negativo Bilateral, me ajude, pois esse exame explica se posso ou não fazer recanalização tubária. Espero resposta e desde já agradeço!

    • Para recanalizar é somente após a laqueadura, se a obstrução (oclusão) for por outros motivos a cirurgia não é eficaz. Fica assim, indicada a Fertilização in vitro.

      • Janaina Gleicy disse:

        sou laqueada a 14 anos tenho 35 anos, então o senhor ta me dizendo que posso ter sucesso após a cirurgia de recanalização, mesmo tendo esse resultado de cotte negativo bilateral?

      • Não, eu te respondi que a cirurgia não é eficaz e tem indicação de FIV.

  123. Liliana disse:

    Boa noite.
    Dr. gostaria de saber se me pode ajudar na leitura da minha histerossalpingografia.

    Radiografia simples sem aspetos patológicos da escavação pélvica. Esclerose das vertentes articulares ilíacas da ambas as sacroilíacas (osteose/osteíte condensante?) a valorizar clinicamente.

    Útero em retroversão e de topografia praticamente mediana, com um padrão morfológico normal, mantendo regularidade de contornos e repleção uniforme da respetiva cavidade.

    no decurso do exame objetiva-se discreta e fugaz opacificação vascular intersticial do miométrio, do lado esquerdo do corpo, sem especial significado.

    As trompas opacificam precocemente no decurso do exame, denunciando ambas calibre regular, salvo ligeira ectasia do segmento ampular peri-anexial direito, estando bilateralmente conservada a permeabilidade tubar, verificando-se fácil e livre passagem do contraste para a cavidade peritoneal.

    Este foi o resultado, estou ansiosa por saber o que significa ou o que terei que fazer, a minha medica encontra-se de férias.
    obrigado pela sua atenção.

  124. Driely disse:

    Ola Doutor! admiro muito sei trabalho e gostaria de ter uma chance estagiando com o senhor! sou estudante de Biomedicina e gostaria de seguir a área de fertilização! segue meu email : drielyguedes@hotmail.com Obrigada!

  125. edmeire disse:

    Estou tentando engravidar à 10 meses. Eu e meu esposo fizemos os exames q meu ginecologista recomendou e nos meus exames deu tudo normal, porém no primeiro espermograma do meu esposo deu 74% imóveis, depois seu urologista pediu um novo exame que apareceu 88% imóveis. Sua contagem total é de 53, 2 M/ml. E seu total por ejaculação é de 122, 4 milhões. Ele já está tomando vitamina E por 3 meses por indicação do utologista, mas até Agora nada. O q devemos fazer?

    • Faça um exame chamada espermograma com processamento seminal, geralmente este exame só tem em clínicas de Reprodução, assim é possível saber a verdadeira qualidade do sêmen.

  126. Carlos andre disse:

    Dr Waldemar, fiz um espermograma e obtive os seguintes resultados:
    Vol 2.5 ml ph. 7.8 num. de esperm: 123.7 milhões/ml
    Motilidade: esperm. Moveis: 33.5 %
    Rápida progressiva (grau a): 20.6 %
    Baixa progressiva: (grau b): 7.7 %
    Nao progressiva: 5.2 %
    Imóveis: 66.5 %
    Morfologia: formas normais: 27.1 %
    Concentração esperm:
    Moveis: (a+b+c): 41.4 milhoes/ml
    C/ mot. Progressiva (grau a): 25.5 milh
    C/ mot. Progressiva(grau b): 9.5 milhoe
    Funcionais: 16.9 milhões
    Índice de mot. Espermatozóides: 229
    Total espermatozoides por ejaculado: 309.3 milhões
    Espermatozoides moveis: 103.5 milhões
    Esper. C/ motil. Progressiva: 87.5 milhões
    Espermatozoides funcionais: 42.3 milhões

    De acordo com esses dados do espermograma, em conclusão, vou ter algum problema para engravidar minha esposa??
    Fico no aguardo..

    carlosandre__@hotmail.com

    • Inicialmente não, seu exame não é ruim!

      • Carlos André disse:

        Obrigado Dr. Pela sua posição! Nao sei se é problema, mas deve haver uma certa demora pelo período que minha esposa passou tomando remedio(anticoncepcional), e parou desde fevereiro/2013

  127. Anônimo disse:

    Olá Dr.
    Sou casada há 6 anos e meu marido é vasectomizado há 17 anos (ele tem 42 anos e eu 29 anos, ele tem filhos e eu não, queremos ter um filho e por isso agendamos no instituto ideia fertil, o Sr. atende lá? Como faço para passar contigo? Será q nosso caso tem solução?
    Obrigado.

    • É caso de FIV, sou assistente de ensino na faculdade – Instituto Ideia Fértil, mas não faço atendimentos. Os resultados são bons e o custo é bem interessante. Boa Sorte!
      Obs.: Quando fizer o procedimento me procure no Centro Cirúrgico que devo estar por lá.

  128. Renata disse:

    Gostaria de tirar uma dúvida, em abril desse ano tive uma gestação ectópica á direita, fiz a videolaparoscopia, em junho fiz a histerossalpingografia e minhas trompas estão perfeitas. Estou no dia 15 do ciclo, fiz uso de serophene 100mg do 3 ao 7 dia do ciclo, e ontem depois do controle de US fui liberada a tomar ovidrel, o médico receitou utrogestan, mas estou com receio de ter outra gravidez ectopica, pois me disseram que o uso de progesterona afeta na mobilidade das trompas, isso é verdade ou mito?

    Desde já agradeço,

    Renata

    • É e não é, realmente a progesterona tem um efeito de relaxamento da estrutura uterina, mas o utrogestan não aumenta a incidência de ectópica, o que aumenta é o fato de você ter tido gestação ectópica previamente.
      Não é obrigatório o uso de progesterona neste seu tipo de tratamento, portanto se estiver com receio não use.

  129. Priscila Caciano disse:

    Bom dia Dr.

    Tenho 30 anos, mãe de dois meninos um de 8 e 6 anos.
    Na cezaria do caçula fiz laqueadura,lembro muito bem que o medico mostrou o pedaço das trompas cortadas,+ou- 2 cm.
    Casei novamente e gostaria de ter outro filho há possibilidades com a recanalização tubaria?

    Att,
    Priscila

  130. Bruna Carolina disse:

    gordinhas podem fazer o tratamento para engravidar

  131. Melo-Matos disse:

    Olá fiz uma FIV e dia 09/08/2013 fiz a tranferencia dos embrioes desde estou com um desconforto no abdômen mas tranquilo, hoje 14/08 estou sentindo um desconforto nao se e na bexiga tipo que minha bexiga esta muito cheia vou ao banheiro faço pouco xixi, porém estou ingerindo muito liquido pra ter infecção de urina! Entao quero saber se isso e normal. Outra meio seios estao grande nao se e porque estou usando protestam 200. Bjs obrigada

    • Provavelmente estes sintomas estão relacionados com o procedimento e a sobrecarga hormonal. Observe se tem ardor urinário, pois pode acontecer infecção urinária e é bom tratar se isto ocorrer.

  132. Mari disse:

    Por favor, o que significa Cotté precoce??? É possível engravidar com pólipos endometriais e mioma submucoso? Ou isso já é caso de esterilidade?
    Obrigada

  133. Linka disse:

    Oi Dr. sou de Cabo Verde quero lhe fazer uma consulta por favor que estou mto deseperada. Tenho 33 e meu namorado 31 quase 32. estamo já tentando a algum tempo..mas nada ate agora, meus resultado estão todos ok segundo a minha GO mas o espermogram do meu namorado de inicio deu somente 4 milhoes de espermas..mas depoisd e uns tratamento, não lembro o nome agora mas ele tinha que fazeratraves de coisa que metia no recto…. (desculpe la falta de jeito)…ai o numero de espermas subiu para 14 milhoes . e ele tava tomar vitamina E…será que tenho chances de engravidar ainda tento em conta a idade….. quero muito mas muito mesmo ser mãe adora crianças….o FIV é mto caro ainda por cima sendo fora do pais…… por favor me responde meu endereço de email é ivicente15@gmail.com.
    Por favor me ajude. muito agradecida desde ja.

    Linka

    • Não sei se é fácil de encontrar aí em Cabo Verde o exame chamado espermograma com processamento seminal, seria ideal que ele fizesse para que tenhamos uma resposta adequada para a qualidade do sêmen.

      • Linka disse:

        Oi Sr. Dr. muito obrigado por ter respondido. ele ja fez um espermograma, só não sei se tem esse tal de processamento seminal, mas dado o facto de o numero de esperma ter aumentado depois do tratamento no prostata, acha que pode aumentar ainda mas se fizer algum outro tratamento.e qual o tratamento poderá ser, o que o Sr. aconselha .

      • De verdade, na minha opinião, o exame de espermograma com processamento seminal é quem vai determinar qual o melhor tratamento.

  134. Adriana Lopes disse:

    Dr. Tenho 32 anos, meu marido 31 há 2 anos tentamos engravidar sem sucesso, fizemos todos os exames de sangue, histeroscopia, histerossalpingografia, espermograma, tudo normal. Como minha infertilidade não tem causa, procurei por indicação o Projeto Beta, lá nos indicaram como tratamento inseminação artificial, fiz a indução com Puregon e fizemos inseminação, porém não deu certo.
    Agora estou com um dilema, se faço outra inseminação ou uma FIV, o médico disse que eu escolho. Por questões financeiras vou procurar o Instituto Ideia Fertil, pois segundo me informei os preços são melhores.
    Gostaria de saber o que é mais indicado, fazer outra IA ou uma FIV? Outra dúvida é se existe algum problema em trocar de clinica, uma vez que já fiz uma IA em outro lugar.
    Muito obrigada Dr.

    • Olá Adriana, você pode escolher o lugar que quiser para fazer tratamento, não se preocupe com isso. Entre fazer Inseminação e Fertilização tem alguns fatores que você deve levar em consideração. Você está muito ansiosa? Você não acredita que a Inseminação vai dar certo? Você quer ter mais chances? Muito bem, se as suas respostas foram SIM, faça Fertilização in vitro, se foram NÃO então discuta com o seu marido, pois a Inseminação demora mais para atingir a gravidez, mas você tem apenas 32 anos e tem tempo, também custa menos.
      Espero ter ajudado.
      Boa Sorte!

      • Adriana Lopes disse:

        Ajudou bastante Dr.
        Muito obrigada!

      • Adriana Lopes disse:

        Dr. vou fazer uma tentativa de inseminação no Ideia Fertil e se não ser certo parto para FIV. Estou na equipe do Dr. Gabriel. Vejo que o Sr. já fez parte da equipe Ideia Fertil. Posso confiar?
        Outra pergunta, tem alguma coisa que eu ou eu marido possamos fazer para aumentar as chances da inseminação dar certo? Como comer algum alimento especifico, cortar algum ou até mesmo alguma vitamina.

        Obrigada

      • Ainda faço parte, é muito bom e bem acessível! O mais importante é confiar no tratamento, evitar substâncias como álcool e nicotina!
        Boa Sorte!

    • Adriana disse:

      Dr. quando fiz a primeira inseminação com puregon apliquei 10 doses de 100uis, 1 ovulo de 17mm se desenvolveu no ovário direito, fiz a IA porém sem sucesso. Tentei a segunda em outra clinica com o medicamento Letrozol, tomei 10 comprimidos (2 por dia), no décimo dia porém só havia 1 óvulo com 13mm, é possivel que em 4 dias esse óvulo cresça o suficiente para ser fecundado?
      Outra dúvida que tenho é se essa dificuldade de desenvolvimento dos óvulos não seria um problema, pq mesmo tomando os indutores eles não crescem como esperado. Será que não seria esse meu problema? E se for, existe um nome para isso? Nesses casos não seria mais indicador a FIV? Como pode o óvulo não crescer o suficiente, mas haver menstruação? Sei que são muitas perguntas, mas estou bem preocupada.
      Obrigada Dr.

      • Existe um nome: “má respondedora”ao usar 100 ui de Puregon por dia seria esperado um número maior de óvulos, pode ser por causa da idade, tamanho dos ovários ou até mesmo por AMH baixo. Sugiro fazer estas investigações e se for o caso partir logo para a FIV para poder pensar no segundo filho.

  135. Anna disse:

    Olá!
    Gostaria de saber o que exatamente um casal deve esperar de uma consulta com um especialista em Reprodução humana? O que deve ser perguntado, e o mais importante, se o que (um bom profissional desta área) exatamente devemos esperar dele?
    Pergunto, porque tenho observado uma demanda gigante deste tipo de profissional, e o medo de existirem charlatões dispostos a lucrar com a necessidade alheia de se realizar um sonho é latente. E como a maioria dos convênios não cobrem está especialidade, sendo assim tem de ser bancada integralmente do bolso, não se pode correr riscos.
    Por enquanto, agradeço!

  136. Olá , tenho hidrossalpinge na trompa esquerda , e meu marido não tem uma qualidade de esperma boa , para fazer uma fiv é preciso tirar a trompa doente .

  137. Elisangela disse:

    Ola Dr. Waldemar, tenho 38 anos, no ano de 2006 fui submetida a uma cirurgia de endometriose e foi retirado parte do ovário esquerdo. Há dois atras fiz apenas uma indução com indux tive 14 folículos e 9 ovularam, mas devido a baixa mobilidade e quantidade de espermatozoides do meu esposo não consegui engravidar. No ano passado (2012) o medico tentou uma indução com clomid para tentar uma inseminação artificial com o uso de menopur e ovidrel, mas abortou o procedimento no setimo dia pq so desenvolveu um ovulo. Neste ano os médicos do HC (2013) tentaram realizar uma FIV/ICSI em mim tomei 9 doses de gonal 225 ml diariamente e ontem o medico me informou que tera que parar o tratamento pois existe um endometrioma no ovário direito que se encontra com 38mm e os ovários não responderam ao gonal, tendo se desenvolvido apenas com um folículo em cada ovário. Ele me disse que nao adianta de maneira alguma tentar novamente em outro ciclo, e que agora so me resta a ovulodoaçao caso eu deseje ser mãe. Com sua experiencia gostaria de lhe perguntar sera que não poderia fazer outra cirurgia de endometriose para retirada do endometrioma e depois tentar novamente uma FIV/ICSI?

    • Muito estranho que há dois anos você tinha vários folículos e agora nem responde as medicações, teria que fazer uma investigação detalhada do seu caso, incluindo a pesquisa do AMH para saber se realmente a sua reserva ovariana está tão ruim assim. Não sugiro nova cirurgia, pois só vai perder mais óvulos, acho que tem que investigar mais o que está acontecendo. Qual A DOSAGEM DO FSH DE 3O. DIA?

  138. Luana Reis disse:

    Dr Waldemar, boa noite!
    Hoje fiz uma histeroscopia investigatoria com você. Durante o procedimento, me disse estar tudo perfeito intrauterinamente.
    Mencionei que meu parceiro é azoospermico e provavelmente devera fazer PESA ou outro procedimento.
    Os resultados dos exames de cariotipo e mutação da fibrose cística ainda não saíram, assim como a microdeleçao do cromossomo Y.
    Ao ler os comentários anteriores, fiquei um pouco apreensiva em relação a alguns exames de sangue e neste momento decidi lhe escrever.
    Todos os hormônios estavam na normalidade, porém o FSH não. Como estava entre o segundo e terceiro dia do ciclo, o padrão de referencia sugere até 12,5, porém em meu caso deu 16,8.
    Ao passar em consulta ginecológica, a profissional informou que estava alterado e que poderia se caracterizar como pré menopausa, porém pediu que eu refizesse os exames no próximo ciclo. Neste mesmo dia da consulta, que foi o primiero dia apos termino do ciclo menstrual, foi realizado um USS transvaginal onde a mesma constatou vários folíolos porém nenhum ovulo.
    Estando todos os exames ok, fora o FSH, gostaria de saber se o tempo de maturação ovariana pode diferir entre mulheres, e se ter foliculos indica produção de óvulos no futuro.
    Outra pergunta seria em relação ao FSH. Esta taxa é reversível através de medicamentos e qual a função deste hormônio já que tenho 34 anos e 10 meses e provavelmente Faro FiV com IcSi após ter completado 35 anos.
    Agradeço desde já a sua atenção e dedicação, e gostaria de parabeniza-lo pelo site.
    Abraço,
    Luana

    • Olá Luana, claro que lembro de você. O FSH varia de ciclo para ciclo e se você está menstruando normalmente e os ovários têm folículos é um ótimo sinal, acredito que o próximo resultado será normal. Existem muitos trabalhos mostrando que se o FSH for persistente acima de 12 no terceiro dia do ciclo, realmente as chances de gravidez diminuem, mas não me parece seu caso, vamos aguardar o outro resultado para tirar qq conclusão.
      AMH é um hormônio que também pode mostrar se a sua reserva ovariana está baixa, mas deve ser feito somente se o outro FSH for maior do que 12.

  139. Valéria disse:

    Gostaria de uma informação Doutor, hoje fiz uma histerossalpingografia, e deu as seguintes coisas:

    O presente exame mostra que a radiografia simples da escavação pélvica não evidencia massas espontaneamente visíveis, nem calcificações patológicas.
    A opacificação uterina pelo meio de contraste iodado hidrossolúvel, mostra que ela é de forma triangular, têm dimensões normais e encontra-se em anteflexão.
    As paredes uterinas são lisas, regulares e elásticas.
    Durante o exame notou-se opacificação de toda a extensão da tuba direita, com a passagem do meio do contraste para a cavidade peritoneal, dando prova de Cotté positiva. Enquanto que, a tuba esquerda encontra-se opacificada até o terço proximal de sua porção istmica, dando prova de Cotté negativa.
    Refluxo do meio de contraste para a vagina.
    I.D: Obstrução tubária esquerda.

    Você pode me ajudar entender este laudo Doutor.

    Obrigada, Valéria

    • Parece que a tuba esquerda está obstruída, mas a direita normal, se o tempo de infertilidade for muito grande é melhor pensar em algum tratamento especializado.

  140. Geovana disse:

    Meu marido operou a mais ou menos noventa dias. Fez o espermograma e o medico dele disse ter melhorado muiiito, e que, nao precisava de inseminação. Minha go disse para eu continuar no clomid e dp ultrogestan, do 16 dia 10 cmp. O que o sr acha? Mto obrigada. GEOVANA

    • Seu marido deve ter operado de reversão de vasectomia, é isso? Geralmente depois da reversão demora mesmo para engravidar, acho que está conduta da GO está adequada.

  141. Boa tarde.fiz uma ectopica á tres anos, e fiz uma histerossalpingografia para saber se ainda existe possibilidades de engravidar.e esse foi o resultado:
    1.RX SIMPLES SEM ANORMALIDADES.
    2.CAVIDADE UTERINA DE MORFOLOGIA, DIMENSÕES E CONTORNOS NORMAIS,OBSERVANDO-SE FALHA DE ENCHIMENTO POR PROVÁVEL BOLHA AÉREA NO CORNO ESQUERDO,PROVAVELMENTE IMPEDINDO A OPACIFICAÇÃO DO ÓSTIO TUBÁRIO ESQUERDO.
    3.TROMPA DIREITA OPACIFICADA ATÉ O TERÇO MÉDIO(PÓS CIRÚRGICO)
    4.COTTE NEGATIVO BILATERAL.
    Esse foi o resultado eu gostaria saber o que significa tudo isto,tenho 38 anos e tres filhos,mas sou casada pela segunda vez meu esposo não tem filhos.

    • Parece que tem alguma coisa no útero e trompas, precisa de uma investigação com exames mais detalhados para fechar o diagnóstico e definir o melhor tratamento. Minha sugestão é de procurar um especialista para pegar as orientações e tratamento.

  142. Camila disse:

    Boa tarde, gostaria que verifica-se meu exame, vou na medica daqui a um mes e estou preocupada, deu um flebolito pelves do lado direito isso pode dificulta a gravides?
    Segue alguns trexos do examente de histerossalpingografia.
    A cavidade uterina apresenta morfologia e contornos normais, sem falahas de enchimento, com dimensões um pouso maiores que o habitual.
    Permeabilidade tubarea bilateral.
    Houve extravasamento bilateral do meio de contraste para cavidade peritoneal, não obsrvando opacificação significaica das tubas uterinas, tanto na radiografia adquirida logo apos a retirada do catéter pelo qua fois administrado o meio de contraste, tendo a pacientedeambulado no interior da sala por cerca de 1 minuto, por nós denominada de “Cotté precoce”, quando na radiografia adquirida cerca de 7 minutos apos a retirada do catater indentificada como radiogradia de Cotté.
    Observou – se acumilos de contraste peritubareos , em possiveis recessos peritoneais.

    • O exame não é considerado ruim, pode ser apenas que tenha processo inflamatório nas tubas, quanto ao flebolito, não tem significado na reprodução, apenas pequena bolinha de fezes compactadas na ampola retal.

      • Camila disse:

        Obrigada, mas essas inflamação nas tubas pode esta dificultando a minha gravides? pois estamos tentando a 1 anos e 8 meses e nada…

      • Se confirmar que é este mesmo o problema, pode sim, dificultar a gravidez.

  143. Amanda disse:

    olá doutor meu nome é amanda, fui diagnostica com SOP aos 14 anos desde então sofro com exceso de peso e pelos no rosto fiz tratamento com anticoncepcional só que meu endocrinilogista pediu pra parar um tempo para eu poder fazer alguns exames e desde então n menstruei mas tenho 28 anos e meu maior sonho é ser mãe e além disso tudo n tenho um parceiro, como seria a solução pra mim? doador de semém exige alguma coisa do tipo ter uma união estavel e essas coisas assim como na adoção? além de n ter um parceiro fixo e ter Sop ainda tenho um agravante a idade ja está chegando o que me indica?

    • Você pode usar o sêmen de banco de sêmen sem nenhuma burocracia, basta procurar uma clínica de Reprodução Humana e explicar qual é o seu desejo, eles vão te orientar e tratar a SOP se for necessário.

  144. Amanda disse:

    obrigada doutor sua resposta foi esclarecedora

  145. neuzete maria dos santos disse:

    doutor me ajude tive a minha filha de parto cesareo ha 11 anos e desde entao nao consigo mais engravidar meu marido quer muito outro filho qual exame que posso fazer pra saber se o medico fez laqueadura sem a minha autorizacao tenho 32 anos

  146. ROSEMACIA disse:

    BOA NOITE DOUTOR, ESTOU COM UMA DUVIDA GOSTARIA QUE ME RESPONDESSE, VOU FAZER UMA INSSIMINAÇAO COM UM SEMEN DE UM DOADOR,POIS MEU MARIDO E ESTERIL,CONFIRMADO NO ENSAME, A MEDICA PASSOU O ENSAME DE HISTEROSALPINGOGAFIA, POIS TENHO MEDO DE FAZER ESSE ENSAME, POIS MEUS ENSAMES ESTAO TUDO NORMAL, NAO TENHO PROBLEMA NENHUM, PODE ACONTECER DE MINHA INSSIMINAÇAO DER NEGATIVO POR NAO TER FEITO ESSE ENSAME. O QUE EU TENHO E UMA INFLAMAÇAOZINHA NO PREVENTIVO, MAS TRATADA ,ESPERO RESPOSTA, OBRIGADO. TENHO 35 ANOS.

    • Você vai gastar bastante dinheiro para comprar o sêmen e fazer a Inseminação, o exame de HISTEROSSALPINGOGRAFIA é muito importante para ter certeza que as trompas estão funcionando, assim a médica não vai realizar um procedimento com dúvidas se é ou não a melhor indicação.

  147. Gabriela disse:

    Boa noite Dr.

    Eu e meu marido somos um casal infertil. Ele com severa Alteração no espermograma e eu com sop e endometriose profunda(útero sacro e recto)

    Nos submetemos a tres tentativas de fertilização sendo q duas negativas e uma tec cancelada( embriões n sobreviveram ).

    Fiz vários exames de pesquisa, imunológicos e genéticos e tdos normais , pelo q desconfio q pode ser da endometriose , pois apenas fiz duas doses de zoladex antes da ultima fiv.gostaria de saber se a laparoscopia iria ajudar a obter um resultado positivo. Gostaria de dzer q antes da primeira estimulação ovariana o meu marcador ca125 deu normal, e o diagnóstico de endometriose foi um ano depois e por ressonância magnética.
    Por outro lado pode ser q a severa alteração do esperma possa ter afectado a qualidade dos embriões ( que aparentemente pareciam saudáveis ) , neste caso q tipo de investigação e tratamnto o meu marido deve fzer ?
    Obrigada

    • Olá Gabriela, em primeiro lugar não precisa de Videolparoscopia.
      O caso é difícil, pois existem vários fatores que podem interferir com os resultados. A FIV/ICSI parece ser a melhor opção, o resultado não veio então leve em consideração alguns ítens:
      - confiar muito no médico
      - saber se o laboratório que faz a FIV tem bons resultados e tecnologia
      - pegar uma segunda opinião com outro especialista
      - ter certeza de que foi feita a investigação completa para a “falha de implantação”e genética.
      Boa Sorte!

  148. Gabriela disse:

    Boa tarde Dr.

    Muito obrigada pela pronta resposta.

    Eu n sei se todos os exames foram feitos mas vou investigar.lembro m que a resistência a proteína c deu um pouco alterada mas como todos os outros exames estavam normais a medica dsse q n era esse o problema.
    Nos realizamos isc sim mas acho q talvez pro nosso caso devesse ser uma super isc( vi que e um nvo microscópio com maior capacidade p selecionar mlhor espermatozóide)o q n clinica q fiz não tem, pois no espermograma q fez havia apenas 5% de espermatozoides vivos.

    Neste momento estou tomando alurene para controlar a endo.Mas quero assim q tiver oportunidade realizar um nvo tratamento.

    Com certeza quero procurar uma nova opinião.
    Estou meio desesperada pois qdo comecei o tratamento tinha 25 anos e j vou fzer 27 e até agora nada.

    Como posso obter informações da sua clinica ?

  149. Gabriela disse:

    Dr.,
    Como dsse estou usando alurene, qdo posso parar para a menstruação vir? Uma vez que quero tentar nva fiv em janeiro( porq acho q até lá j terei condições ) e como tenho de viajar até o Brasil para tratamento quero q seja qdo eu estiver menstruada.assim posso começar logo, e os exames q eventualmente estiverem faltando para investigação imonologica e genética realizo agora.

    Eu posso mandar todos os meus exames para o Dr. Ver se esta faltando algum ?

    Obrigada.

  150. Gabriela disse:

    Obrigada Dr.

  151. ROSEMACIA disse:

    BOA NOITE DOUTOR,QUAIS AS CHANCES DE UMA INSSIMINAÇAO DE DAR ERRADO,COM UM DOADOR DE ESPERMA, UMA INSSIMINAÇAO FEITA POR UMA MULHER QUE NAO SEJA ESPECIFICADO NO RAMO DA REPRODUÇAO, E OS MEDICACAMENTOS QUE NAO FOREM SUGERIDOS CORRETAMENTE PODE DAR ERRADO ESTA INSSIMINAÇAO.? TENHO PROBLEMA DE TIREOIDE ISSO DIFICULTA A GRAVIDEZ?

  152. lucia disse:

    gostaria de saber qual a diferença em começar uma fiv tomando anticoncepcional e não tomando

  153. Fabiana disse:

    Olá doutor!
    Tive minha primeira gestação aos 27 anos, minha filha nasceu prematura e foi necessário a realização de uma cesária. Após esse susto resolvi esperar um pouco para a próxima gestação, durante dois anos tomei anticoncepcional. Como não tive problemas para engravidar não me preocupei, porém o tempo foi passando e resolvi fazer os exames, estava tudo bem, porém na histerossalpingografia deu que as tubas foram opacificadas até suas porções ampolares, não havendo no entanto, sinais radiográficos típicos de passagem do meio de contraste para a cavidade peritoneal por ambos os lados, mesmo durante a realização da prova de Cotte (Trompas obstruídas). Os demais exames pedidos pela GO estava td ok, tanto comigo qt com meu marido, temos 32 anos. O senhor faz hidrotubação? Quais as chances de uma FIV no meu caso?

  154. Patrícia disse:

    Olá, Doutor!

    Tenho uma dúvida um tanto angustiante. Há quase dois anos, dois meses após suspender o uso por 08 anos da pílula anticoncepcional, tive uma gestação ectópica na trompa esquerda, a qual foi retirada em uma videolaparoscopia. A médica me informou que, na cirurgia, percebeu que minha trompa direita estava numa posição estranha, envolvendo meu ovário direito e ela resolveu dar uma “ajeitadinha”, soltando-a. Acontece que, após tal cirurgia, comecei a sentir muitas dores pélvicas estranhas, e meu ovário direito nunca mais apareceu em nenhum exame de imagem (ultrassom transvaginal, pélvica, ressônancia magnética). Já fui a vários médicos e todos dizem que é provável que esse ovário tenha atrofiado e que não posso mais contar com ele. O que nenhum me explica é como isso foi possível. Se até essa cirurgia eu nunca tive problema algum, e em todos os meus exames anteriores os dois ovários estavam sempre lá, perfeitos.

    Gostaria de sua orientação. O que pode ter causado a atrofia desse ovário?

    Além disso, no laudo cirúrgico consta a seguinte observação: “Trompa direita aderida totalmente à porção posterior do útero, não identificamos fimbrias”. É possível engravidar naturalmente com apenas uma trompa nessas condições e um ovário opostos?

    Agradeço sua atenção!

    • Muito difícil responder sem ver o video da cirurgia, mas pelo que você está contando, para engravidar terá de fazer uma FIV. Não se é possível falar que o ovário está atrofiado somente pelo ultrasom, na ressonância também não foi visto?

      • Patrícia disse:

        Obrigada por sua atenção, doutor. Realmente, compreendo que o ideal seria ver o vídeo da cirurgia, e, considerando meu quadro e minha idade – 30 anos, estou me conscientizando da necessidade da FIV para engravidar. Apenas receio que a falta de um ovário diminua, de alguma forma, minhas possibilidades.
        Respondendo à sua pergunta, na ressonância da pelve, realizada há um mês, para investigar uma possível endomentriose, também não foi visualizado o ovário direito.

      • Com 30 anos, muitas vezes um ovário só consegue dar todas as condições para a gravidez. O maior problema é saber se você tem boa fertilidade através da anatomia da sua pelve.

  155. Keli BOnfim disse:

    Olá Dr. Waldemar, bom dia, tenho 32 anos sou casada a 10, devido a varios erros medicos , fui em uma especialista em reprodução humana, o espermograma do meu esposo estão otimos e precisei fazer a videolaparoscopia para verificar o pq eu não estava conseguindo engravidar,o resultado do exame foi 2 cisto no lado direito do ovario e 2 do lado esquerdo do ovário e 1 na trompa, e com principio de endometriose, A medica informou que a cirurgia foi um sucesso , Dois meses depois comecei a tomar serofene 100 mg por dia por 5 dias e fazendo o controle de ovulação, 2 meses depois eu engravidei porém perdi com 5 semanas de gestação, depois desse episodio não fiz mais nenhum tratamento medicamentoso e não estou controlando a ovulação. A medica informou que eu vou precisar fazer inseminação devido o fato de não ter engravidado naturalmente. A minha duvida é tomei por 2 meses o serofene e no 3 ciclo eu engravide, será que não seria precoce fazer a inseminação?
    Obrigada pela ajuda :)

    • Acho que com 32 anos é possível esperar, mas o que me preocupa é a endometriose que pode voltar. Sua médica deve te dar orientação sobre o seu caso.

  156. Luciana disse:

    Boa noite,
    Tenho 30 anos Tive uma tubária rota há 6 meses na minha primeira gestação e perdi a trompa D. Fiz alguns exames como a videohisteroscopia e histerossalpingografia para me certificar que está tudo bem para uma nova tentativa. Na histero deu “Tuba uterina E pérvia, FIXA e com espessamento do relevo mucoso do pavilhão tubário. Prova de cotte positiva à E”. Estou na dúvida de tento engravidar novamente ou se parto para a FIV. O que o senhor acha?

  157. Lau disse:

    Boa noite Dr. Tem como saber porque minha primeira indução de ovulação seguido de pregnyl não resultou em gravidez.?

    • Infelizmente não, pois é comum não engravidar de primeira, mesmo que esteja tudo em ordem.

      • Lau disse:

        Boa noite Dr. Waldemar….agradeço pela disponibilidade em responder a minha e de outras mulheres questões tão pertinentes. Realmente a indução de ovulação n deu certo, em 12/10 tive o periodo, dufine em 15/10 e 23/10 eco e deu foliculo de 10mm e o Dr. Disse que n houve boa resposta e voltar qdo a monstra vier. Em 30/10 na eco deu foliculo de 16mm. Será que ainda posso ovular? E posso levar pregnyl com foliculo de 16mm no 21 dia do ciclo? OBRIGADA. Tenho 31 e meu esposo 41, exames hormonais tudo certo inclusive hsg. E quero mto engravidar e por isso estamos com esse tratamento.

      • Pode sim, mas não é o ideal.

  158. Elaine disse:

    Olá dr waldemar! Meu nome é Elaine tenho 37 anos e acabei de fazer uma FIV! Tive 5 óvulos desses 5 dois fecundaram! Foram transferidos 2 embriões, no terceiro dia. Um de 7 células, (esse o medico falou que se desenvolveu muito rápido por isso não era um embrião bom), e um de 5 células . Gostaria de saber se tenho chances de engravidar com esses tipos de embriões ,pois não estou muito confiante! Meu beta é dia 01/11! Aguardo uma resposta! Obrigada!

  159. Elaine disse:

    Olá Dr Waldemar! Meu nome é Elaine, tenho 37 anos.Fiz a transferencia de dois embriões a semana passada,três dias após a punção. Na hora da transferencia meu medico falou que um embrião estava com 7 células ( mas que esse embrião não era muito bom pois havia se desenvolvido muito rápido) e o outro estava com 5 células! Gostaria de saber sua opinião a respeito desses embriões e se é possível eu engravidar ! Aguardo uma resposta pois estou muito ansiosa! Desde já agradeço!

  160. Elaine disse:

    Meu nome é Elaine! Gostaria de saber porque faço minhas perguntas aqui e escrito ” aguardando moderação” e no outro dia some a minha pergunta?

    • A sua pergunta vem para mim e eu libero assim que respondo, fiquei uma semana de férias e foi por isso que houve o atraso. Você tem muitas perguntas não respondidas?

  161. Elaine Zatta disse:

    Obrigada Dr Waldemar! Mas estou em prantos! Desde ontem estou com muita cólica e começou a descer, mas não é sangue vivo, é um bejezinho! E meu beta esta marcado para amanhã, mas estou quase sem esperanças! Mas agradeço muito sua atenção! Desejo-lhe tambem muito sucesso e muitas felicidades na sua familia!

  162. Elaine disse:

    Olá Dr Waldemar! O meu Beta infelizmente foi negativo! Mas não vou desistir do meu sonho! Volto para dar noticias! Obrigada!

  163. viviane trevizan disse:

    Olá Dr Waldemar…Meu nome é Viviane tenho 39 anos e tento engravidar a 3 anos…fiz todos os exames necessários e os de hormônio tiveram o seguinte resultado: antimulleriano 0,08 e FSH 19. Procurei um médico especializado em reprodução humana e ele me aconselhou fazer a ovodoação, pois com esses resultados seria muito difícil engravidar até com FIV. Gostaria de saber sua opinião se tenho possibilidades de fazer uma FIV com meus próprios óvulos ou se já vou diretamente para a ovodoação? Quais minhas chances de engravidar em cada caso?

  164. Lucimara Oliveira disse:

    Fiz um teste de gravidez e deu positivo e no começo do ano fiz alguns exames e deram sinequias tubárias, e fiquei sabendo q não poderia ter mais filhos e agora sou surpreendida com esse resultado, isso pode ser possível?

  165. Flávia disse:

    Olá Dr.
    Tenho 36 anos meu marido 41 e fez vazectomia eu estou bem acima do peso tenho 100 kilos e 1,60 , procurei uma clinica e disseram que eu nao posso fazer a fertilização que tenho que emagrecer primeiro , porem meus exames estão todos OK , preciso mesmo perder peso pra só depois tentar a fertilização?

    Obrigada

    • Não precisa, mas você deve ter consciência de que para uma gravidez saudável é bom você chegar no menor peso que você teve nos últimos 5 anos. Se o menor peso é de 100Kg então está ok, se foi 95 Kg tente chegar lá. Acho que é a melhor forma!

  166. Juliana correia disse:

    Quais as probabilidade de uma mullher do grupo A negativo ter filhos cm infeção nas trompas?

  167. É possível ter filhos com as trompas de infeções.?

  168. jaquelina mendes disse:

    oi meu nome é Jaquelina tenho um filho de 10 anos e fui mae solteira hoje estou casada a 5 anos ,fiquei gravida a dois anos atrás mais tive aberto retido, depois disso fiquei 9 meses sem menstruar e tive que fazer uma histeroscopia então voltei a mestruar ,depois disso descobrimos que meu esposo tinha que fazer uma cirurgia de varicocele porque deu tudo alterado e só 10mim espermatozoides e alguns estavam com pouca vitalidade. depois disso engravidei com três meses depois da cirurgia ele ainda não repetiu os exames mais eu engravidei e meu bebe estava com 8 semanas perfeito com coração e tudo mais o dr pediu para eu fazer uma acografia então fomos e nosso bebe estava sem batimentos fiquei chocada na hora não queria acreditar que tinha que fazer curetagem denovo .. sera que tem algo errado conosco o que poderíamos fazer porque não quero passar por aborto novamente. por favor me de uma luz no que devo fazer.

  169. Elaine Zatta disse:

    Olá Dr. Waldemar! Como vai? Passei com a minha médica hoje para esclarecer duvidas! A minha dose de menopur foi 225 ui, ela me falou que na proxima tentativa podemos fazer com 300 ui, que é a dose maxima! Mas ela falou que é contra porque posso ter mais óvulos maduros fecundados, e como eu e meu marido não vamos congelar embrioes devido ao custo ser maior e também porque se não usarmos teremos que doar,optamos por isso! Ela falou também que os embrioes sao uma caixinha de surpresa e que a qualidade nem sempre vai dar um positivo!mas ela falou que eu tenho que tentar de novo porque eu tive 100% de fecundação ou seja : tive 2 óvulos maduros e os dois fecundaram, isso já é um bom sinal! Pois tem mulheres que fazem a aspiração folicular e no dia do implante tem a triste noticia de que nenhum virou embrião! Ela acha melhor eu tomar a mesma dose de medicação mas eu e meu marido achamos que se eu tomar a dose maior tenho mais chances! O que vc acha? Obrigada e aguardo sua resposta!

  170. Débora Andrade disse:

    Tenho 7 anos de casada e ainda não consegui engravidar, meu marido já fez o exame do espermograma e está tudo ótimo com ele, já eu tenho hipotiroidismo e já tive ovários micro policísticos pois na minha ultima ultra-som transvaginal constou que não há mais nenhum micro policístico nos meu 2 ovários, meu ginecologista disse que eu não ovulo e me passou para tomar cicloprymorgina e clomid, mas meu ciclo menstrual é regular de 28 dias.
    Meu maior sonho é de ser mãe e principalmente de gêmeos tenho 26 anos e meu esposo tem 28 anos.

    Grato pela atenção!

    Fico no aguardo de resposta!

    Débora Andrade.

    • Muito estranho com a sua idade e pelo tempo você ainda não ter engravidado. Precisa de uma pesquisa detalhada sua e do seu marido, por enquanto eu não indicaria o uso de cicloprymogina com clomid já que você está com ciclos de 28 dias.

      • Débora disse:

        O Sr. me indicaria tomar somente o clomid ou somente o cicloprymogina ou nenhum dos dois??

      • Eu não gosto de nenhum dos dois, acho que você vai ter que ver com o seu médico se este é o melhor tratamento para o seu caso.

  171. rosana vieira disse:

    tenho 42 anos, nunca evitei gravidez, engravidei pela primeira vez em novembro de 2012 mas em janeiro tive um aborto retido, consultei especialista e ele pediu alguns exames. fiz videoshisteroscopia ontem. deu tudo ok. é necessário o histerossalpingografia também mesmo tendo engravidado uma vez?

  172. marcia disse:

    Bom dia Dr. Valdemar.
    Estou a tentar engravidar a mais de 3 anos estou com 31 anos e decidimos eu e meu msrido optar pela fertilização in vitro, e o medico receitou-me varios exames a fazer só que o exame AMH – harmónio anti molleriano de baixa reserva ovariana. Será que com este resultado não consigo responder ao tratamento IVF, tenho que recorrer a uma doadora de óvulos?

    • Não entendi, você tem apenas 31 anos, porque ovodoação? Você não menstrua mais? AMH não é indicação de ovodoação em mulheres que menstruam regularmente.

  173. Tiago Matias disse:

    Ola. Meu nome é Tiago, tenho 32 anos. Fiz quimioterapia a 16 anos atras e tenho suspeita de ter azoospermia não-obstrutiva. Se confirmar este prognóstico as chances de eu conseguir ter um filho são reais? Ou são pequenas?

    • Tiago Matias disse:

      Sei que se confirmar, pelo metodo natural não é possivel. Mas queria saber as chances pelos metodos existentes hoje em dia… Antecipadamente obrigado, Dr.

    • Teve Câncer do que? Pena que não coletou estermatozóides para congelar antes. Seu caso não é bom, as chances são pequenas, mas se desejar pesquisar, terá que fazer punção/biópsia para procurar espermatozóides.

  174. Taty disse:

    Olá gostaria de saber se há uma exame no qual eu possa saber se meu marido tem espermas X E y ….explico rsrs tenho duas meninas e gostaria de saber se ele tem o Y para um tentativa rs …enfim…… liguei em um laboratório da minha cidade e a moça me disse q espermograma não acusa isso enfim…..se puder sanar minha duvida agradeço……

    • Existe uma técnica que aumenta a possibilidade de seleção de sexo pela centrifugação do sêmen, mas aumenta de 50% que é da natureza para 70%, eu acho que não é muita coisa! Na verdade o Brasil não permite eugenia, seleção de sexo.

  175. marcia disse:

    Dr. Waldenar minha menstruação é regular, só que me médico diz q com uma baixa reserva ovarica para ter bons óvulos teria que recorrer a uma doadora.

  176. bom dia Dr.eu sou angolana e extarei no brasil agora em dezembro eu vivo cm meu marido a 4 anos,ja evitei uma gravidez uma teve em janeiro deste ano mas foi inebrionaria teve q fazer uma curitagem o periodo veio deps de3 meses em setembro parou ate a gora nada extou a 3 meses sem a regra ja fiz test de farmacia de laboratorio nada ecografia o medico desse q estou cm uma obistroçao numa das tronpas,me ajuda Dr.eu sou a paula ja tenho 2 filhos estou com 27 anos e o meu marido cm 31anos

    • Seria bom realizar uma histeroscopia diagnóstica com biópsia de endométrio para avaliação das possíveis causas de falata de menstruação.

  177. JANAINA GLEICY disse:

    doutor fiz a religação das trompas e o medico disse que tenho chances de engravidar porque umas das trompas esta perfeita,ele conseguiu juntar, o senhor acha que uma trompa só, consigo engravidar normalmente.

  178. Ana Cláudia Ferreira disse:

    Bom dia Dr. Waldemar!
    Gostaria de algumas informações que só o senhor poderá me dar.
    Tenho 32 anos, sou casada há 02 anos, tenho o sonho de ser mãe como todas são, só que tive problemas de cistos de ovários há muitos anos, fiz vários tratamentos com anticoncepcionais não deram resultados, pois tive que fazer a minha primeira cirurgia pra retirada do cisto, e o resultado da biópsia foi o seguinte:1) FORMAÇÃO TUMORAL: CISTO SEROSO; 2) TROMPA: SALPINGENTE CRÔNICA.
    Depois de 03 meses de cirurgia estava com cisto de novo, comecei o tratamento mais vez com anticoncepcionais e sem resultados. Quando foi o ano passado fiz minha segunda cirurgia e dessa vez o médico me falou que deu só pra mexer no cisto e que não retirou mais nada, diz ele. Fiz uma Histerossalpingografia no mês de Julho desse ano e o resultado é:1) RADIOGRAFIA PANORÂMICA DA PELVE SEM ALTERAÇÕES: 2)COLO UTERINO PERMEÁVEL DE ASPECTO ANATÔMICO: 3)CAVIDADE UTERINA ANTEVERSOFLETIDA DE CONFIGURAÇÃO E DIMENSÕES NORMAIS: 4) TROMPAS OPACIFICADAS PARCIALMENTE.
    Tenho alguma chance de engravidar com essas informações e o que devo fazer?
    Venho tentando engravidar, não uso nenhum método pra evitar e sem resultado. É um clamor todo mês quando a menstruação desce, estou desesperada, só não perdi minhas esperanças ainda porque tenho um Deus maravilhoso na minha vida, que nada pra ele é impossível.
    Mais gostaria que o senhor me desse sua opinião a respeito da minha história.

    Estou aguardando e muito obrigada!

    • Fiquei com uma dúvida, na cirurgia ele retirou o ovário e parte da trompa, pois está escrito salpingite crônica (salpingo = trompa), na histerossalpingografia deu que as duas trompas estão opacificadas parcialmente, mas e a conclusão, deve ter escrito prova de Cotte em algum lugar!

    • Ana Cláudia disse:

      Boa tarde Dr. Waldemar
      É o seguinte, quando fiz minha primeira cirurgia o resultado da ultrasson tinha dado ovário direito de volume normal (5,1cm3 )
      Cisto paraovariano á direita (v=77,8cm3)
      Ovário esquerdo de volume aumentado (80,5cm3) O que isso significa?
      Pode me informar qual foi a trompa que foi retirada e se foi realmente retirada? Pois não entendi o resultado da histerossalpingografia, por que ela fala das duas trompas, e eu falei pra o médico que eu só tinha uma trompa e não sabia qual.
      O ovário não foi retirado pois eu faço ultrassons e eles continuam lá.
      Fiz em Janeiro desse ano uma transvaginal e o resultado foi o seguinte:
      Útero de volume normal (66,7cm3) e de morfologia preservada.
      Endométrio de espessura compatível com a fase do ciclo menstrual.
      Ovário direito de volume normal (7,1cm3)
      Ovário esquerdo de volume normal (3,3cm3).
      Pode ter dado alguma coisa errada na histero? Pode me informar o que significa trompas opacificadas parcialmente? E não veio nenhum relato de prova de cotte esse foi o único resultado.
      Por favor me ajude a tirar essas dúvidas, pois não tive condições ainda de procurar um especialista em reprodução humana, e só o senhor pode me ajudar.
      Será que eu tenho alguma chance de engravidar?
      O que devo fazer? Me ajude por favor.

      • Eu não tenho como te responder sem ver os exames, relatório da cirurgia. Tem que ser bem analisado. Você tem que procurar um especialista para não perder tempo. Sei que hoje em dia é muito difícil, mas o meu blog não substitui uma consulta médica e sim presta esclarecimentos.

  179. Débora disse:

    Ola dr, tenho 25anos e tenho endometriose leve, fiz uma laparoscopia e ja foi tratada…. tenho ovarios policisticos,
    Bom fiz duas fiv e não deram certo,gostaria de saber o que vc acha que esta dando errado??? pois meu medico diz que é so pq depende do meu utero para segurar o bebe…obrigado

    • Seu marido não tem problema? A FIV foi por acometimento das trompas? Sua idade é muito boa para engravidar, deve ter algo mais, se puder me mande mais informações para que eu possa ajudar!

  180. Marcela disse:

    Boa noite, dr Waldemar”

    Tenho uma dúvida… meu GO me passou Serophene (3 ao 7DC) e duphaston para menstruar. Ele me disse que teria de fazer Ese tratamento por três meses e se não engravidasse, teria de voltar. O problema é que vou ter que fazer uma cirurgia em 16/01/14 e gostaria de saber se posso interromper o uso do Serophene, para não correr o,risco de engravidar e não poder fazer a cirurgia oftalmológica. Terminei o primeiro ciclo e gostaria de interromper o uso, apenas esse mês e depois voltar de novo… o senhor pode me ajudar?

    O senhor é de onde? Se for de São Paulo, pode me deixar um comtato do consultório?

    Grata!

    • Pode interromper o uso de Serophene sem problema, não vai te prejudicar e você poderá realizar a cirurgia sem esta preocupação.
      Meus contatos estão no próprio blog – waldemarcarvalho.com

  181. Andréa disse:

    Boa tarde…

    Waldemar, sou lesbica tenho 24 anos, e quero engravidar…
    Fiz alguns exames de rotina, em Goiânia, para iniciar o tratamento mas desistir, o medico foi muito sem educação.
    Mas segundo ele, os exames esta normal ,não tenho nada.
    que queria saber se quando já iniciado o tratamento demora quanto tempo para fazer a inseminação.

    • Olá Andréa, infelizmente algumas pessoas não conseguiram se adaptar ao mundo e a sua evolução. Procure outro médico. É rápido fazer o tratamento, mas precisa dos exames de Reprodução Humana obrigatoriamente antes de fazer a inseminação com sêmen de doador.

Os comentários estão desativados.